Prefeitura de Salvador lança Festival da Primavera e movimenta programação cultural em toda a cidade

 Prefeitura de Salvador lança Festival da Primavera e movimenta programação cultural em toda a cidade

A Prefeitura de Salvador deu início, nesta sexta-feira (5), ao Festival da Primavera, evento que já integra o calendário oficial da capital e celebra a chegada da estação mais colorida do ano com uma ampla programação cultural, artística e de lazer. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e da equipe da Empresa Salvador Turismo (Saltur), durante cerimônia na Praça Municipal.

A edição deste ano promete movimentar toda a cidade ao longo do mês de setembro com atrações como shows no Pôr do Sol do Humaitá, a tradicional Feira de Artes da Primavera no Campo Grande, o Festival da Bicicleta, apresentações no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, além do projeto Raul de Todos os Santos, em homenagem a Raul Seixas.

De acordo com o prefeito, a iniciativa reforça a vocação de Salvador como destino turístico e contribui para a economia local. “Essa estação chegou e com ela trazemos uma série de ativações espalhadas pela cidade. São ações que dinamizam a economia, geram empregos, aumentam a arrecadação da Prefeitura e garantem mais recursos para investir em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social”, destacou Bruno Reis.

O gestor também ressaltou o crescimento do setor turístico na capital, lembrando que Salvador bateu recordes de ocupação hoteleira e registrou, segundo o Ministério do Turismo, aumento de 70% no número de visitantes estrangeiros em relação ao ano passado. “Uma cidade só é boa para o turista se for boa, antes de tudo, para quem mora nela. Nosso trabalho é para garantir orgulho ao cidadão soteropolitano e experiências inesquecíveis aos visitantes”, completou.

O diretor de eventos da Saltur, Márcio Sampaio, reforçou que o festival representa a energia vibrante da cidade. “A primavera chega com cores, alegria e diversidade cultural, conectando-se diretamente à identidade criativa de Salvador. Será um festival que antecipa o clima do nosso verão”, afirmou.

Além dos grandes espetáculos, a programação inclui oficinas de capoeira e dança em comunidades, exposições como Habitar a Travessia, na Casa do Benin, a Mostra de Cinemas Africanos, a Mostra Cine PCD, o Bando de Teatro Olodum celebrando 35 anos de história, o 2º Festival Quabales da Primavera no Nordeste de Amaralina e a final do Slam Pé de Poeta em Cajazeiras.

A programação completa do Festival da Primavera 2025 está disponível no site oficial: festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.