Prefeita participa da aula inaugural que capacita mais de 300 profissionais em modalidades paralímpicas e inclusão escolar

 Prefeita participa da aula inaugural que capacita mais de 300 profissionais em modalidades paralímpicas e inclusão escolar

A Prefeita Débora Regis participou, na manhã desta terça-feira (9/9), da aula inaugural do curso de formação em Modalidades Paralímpicas e Inclusão Escolar, realizada no auditório da Faculdade Unime, localizada no Centro de Lauro de Freitas. A formação, que acontecerá ao longo de três dias, tem como objetivo qualificar professores, estudantes e profissionais da área para pro-mover uma educação física mais inclusiva, por meio do esporte como ferramenta de aprendizagem e integração. Mais de 300 profissionais estão sendo capacitados, beneficiando diretamente 1.300 estudantes laudados, inseridos no programa Esporte Cidadão.2.

A capacitação é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (SEMED) e de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13). A abertura do evento contou com uma apresentação cultural da banda Swingueira Grepial, formada por estudantes com deficiência da Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, situada no Centro. O grupo, com mais de 30 integrantes, emocionou o público presente com sua performance, reforçando a importân-cia da inclusão por meio da arte.

A prefeita Débora Regis parabenizou as equipes das secretarias envolvidas e todo o Comitê Paralímpico, que se disponibilizaram a proporcionar essa formação, trazendo experiências que permitirão ao município fazer a diferença na vida das crianças. “Para mim, é um orgulho muito grande o avanço que tivemos nesses apenas oito meses de gestão. Ao longo dos anos, existiram o preconceito e a exclusão, muitas vezes praticados por pessoas que deveriam promover a inclu-são. Eu sempre digo o seguinte: precisamos praticar a empatia todos os dias. Quando a gente se coloca no lugar do outro, passa a entender, de verdade, o significado da palavra inclusão. Já realizamos diversas capacitações, justamente por entendermos que a inclusão precisa ser feita por pessoas muito bem-preparadas para lidar com crianças.
Desde o início do ano letivo, temos promovido diferentes tipos de formações, pois a comunidade escolar precisa estar pronta para esse compromisso”, enfatizou.

O coordenador do Programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro, David Farias Costa, destacou a relevância da iniciativa. “É uma alegria muito grande estarmos aqui em Lauro de Freitas, nessa parceria incrível com a prefeitura. Serão três dias intensos de formação, consolidando uma força para continuarmos as ações de inclusão por meio da educação física e do esporte”. A programação segue com as aulas de Síndrome de Down, Educação Física e Escolar para estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA), Brocha, Vôlei Sentado e Goaball.

A secretária de educação, Tamires Andrade, destacou a formação como um marco para Lauro de Freitas. Pois acredita que todos os indivíduos são capazes e, por isso, tem investido em formações e capacitações que garantam inclusão e igualdade de oportunidades. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a inclusão, oferecendo formação para professores e cuidadores. Contamos com a presença do Comitê Paralímpico Brasileiro, que veio ao município para capacitar profissionais que atuarão em sala de aula com nossos estudantes. Essa ação reflete a nossa proposta de uma educação verdadeiramente transformadora, que é o que estamos pautando em nossa gestão”.

O secretário da SECULJE, Mateus Reis, destacou inclusão, esporte e o papel da gestão. “Este é um momento de celebração e de reafirmação do nosso compromisso com a inclusão. A parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro é fundamental para que nossos profissionais estejam cada vez mais preparados. Agradeço ao coordenador David Farias por essa colaboração, que garante oportunidades de desenvolvimento para nossas crianças e jovens”.

O presidente da comissão de Pessoas com Deficiência (PcD) da Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Coca Branco, esteve presente prestigiando a aula inaugural, bem como outros servidores das secretarias citadas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.