Lula chama atitude de Bolsonaro de “burrice” e descarta anistia ao ex-presidente

Durante visita a Manaus nesta terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil vive um “momento delicado” e classificou como “burrice” a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As declarações foram feitas no lançamento do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais.
O discurso ocorreu em paralelo ao julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a responsabilidade de Bolsonaro e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado.
Lula também direcionou críticas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, que atualmente vive nos Estados Unidos. Segundo o petista, Eduardo busca apoio internacional para atacar o governo brasileiro e o Supremo Tribunal Federal.
Sobre pedidos de anistia em favor de Bolsonaro, Lula foi categórico ao negar a possibilidade: “Essa gente está sendo julgada pelos desmandos que cometeu. Não adianta pedir anistia, ele nem foi condenado ainda. Em vez de se defender, já pede perdão. Quando me prenderam, eu poderia ter saído do país, mas preferi ir para a Polícia Federal”, declarou.