CAPS II de Lauro de Freitas reforça importância da arte na prevenção ao suicídio durante ações do Setembro Amarelo

Pacientes com transtornos mentais severos e persistentes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Eduardo Alves de Araújo, no bairro do Caji, participam até a próxima sexta-feira (12/9) de atividades voltadas à valorização da vida e ao fortalecimento do cuidado com a saúde mental. A ação promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), integra o movimento nacional do Setembro Amarelo, campanha que chama a atenção para a prevenção ao suicídio.
Durante a programação do Centro, intitulada de “Semana Amarela”, os pacientes assistidos na unidade, participam de rodas de conversa, oficina musical, arteterapia, palestras sobre controle da ansiedade, pintura, desenhos, bem como momentos de escuta e expressão com o acolhimento das famílias.
A psicóloga Nicole Guimarães, especialista em arteterapia e expressões criativas, explicou como o processo criativo atua como ferramenta de cuidado para esse público. “O próprio ato de criar é terapêutico. Ele tira o paciente do conteúdo que causa angústia ou ansiedade e o leva para uma nova atividade, trabalhando concentração, criatividade, imaginação, memória e aprendizagem. Muitas vezes, por meio do desenho ou da pintura, o usuário consegue expressar sentimentos que não sabia nomear, como raiva ou angústia. A partir disso, inicia-se um processo de autoconhecimento”, destacou a profissional.
Contente com a oficina de pintura, estava o paciente, Darlan de Oliveira, de 40 anos, que já é frequentador da unidade há 15 anos. “Esse é o meu lugar. Tenho muitos amigos, jogo bola, pinto, faço desenhos e tenho acompanhamento com meu médico, além de ter a medicação que preciso. Aqui tenho atividades e sou muito feliz”, disse Darlan.
A coordenadora do CAPS II, Daniele Almeida, explica que o acesso ao CAPS, no município funciona em regime de portas abertas, sem necessidade de encaminhamento médico. “O primeiro passo é ser munícipe de Lauro de Freitas, trazer documento, cartão do SUS [Sistema Único de Saúde] do município e comprovante de residência. No acolhimento, é feita uma escuta qualificada que permite identificar o perfil de cada paciente e direcionar para o melhor tratamento”, explicou.
Daniela finaliza dizendo que a “Semana Amarela” reforça que a prevenção ao suicídio passa pela oferta de cuidado, pela escuta atenta e por ferramentas que ampliam a expressão e o bem-estar dos usuários do CAPS e que a equipe psicossocial do município está de braços abertos para acolher.