Polícia prende suspeito de executar Mãe Bernadete, líder quilombola assassinada em 2023

 Polícia prende suspeito de executar Mãe Bernadete, líder quilombola assassinada em 2023

A Polícia Civil da Bahia prendeu nesta sexta-feira (12) Josevan Dionísio dos Santos, conhecido como “BZ”, apontado como o executor do assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, morta em 17 de agosto de 2023 no território do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. O suspeito figurava como o Nove de Ouros do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

A operação foi conduzida pelo Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc) com apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core). Em um imóvel de Simões Filho, BZ manteve a companheira e os dois filhos como reféns, mas se rendeu após negociação das equipes. As vítimas foram libertadas sem ferimentos. No local, a polícia apreendeu uma pistola calibre 9 mm, de fabricação turca, com numeração raspada.

De acordo com as investigações, a motivação do crime estaria ligada à resistência de Mãe Bernadete contra a expansão do tráfico de drogas em territórios tradicionais. A quilombola, que era coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), era reconhecida por sua atuação em defesa dos direitos humanos e por denunciar a presença de facções criminosas na região.

No inquérito, seis pessoas foram indiciadas pelo homicídio. Cinco já estão presas, e apenas um suspeito, conhecido como “Maquinista”, permanece foragido.

Além da execução de Mãe Bernadete, Josevan também é investigado por integrar uma facção criminosa que atua em Simões Filho e cidades vizinhas, com envolvimento em roubos, tráfico de drogas e homicídios. Ele foi levado para a sede do Denarc, onde passou pelos procedimentos legais e permanece custodiado à disposição da Justiça.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.