Fiscalização intensifica uso de patinetes elétricos em Salvador

Mais de 10 mil usuários de patinetes elétricos já foram abordados por uso incorreto em Salvador. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), tem reforçado a fiscalização em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a empresa JET, responsável pela operação do serviço na cidade.
Segundo a Semob, Salvador já registrou 431 mil viagens com patinetes desde o início da operação. Apesar de a maioria dos usuários seguir as regras, mais de 2 mil pessoas foram banidas da plataforma por condutas inadequadas. Entre as infrações mais comuns está o uso em dupla, prática proibida pelo Decreto nº 40.301/2025.
“É comum vermos pais dividindo o equipamento com seus filhos, mas esse comportamento coloca em risco a segurança e dá um exemplo ruim para a sociedade”, afirmou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza.
Além da proibição do uso por mais de uma pessoa, o decreto estabelece que menores de 18 anos não podem utilizar o equipamento. Para estimular o uso consciente, já foram realizadas 91 escolas de condução, capacitando mais de 5,4 mil usuários em pontos fixos como a Av. Magalhães Neto e o Jardim dos Namorados.
Atualmente, Salvador conta com 938 patinetes em operação e mais de 132 mil usuários cadastrados. Em oito meses, o serviço contribuiu para evitar a emissão de cerca de 260 toneladas de CO₂ na atmosfera, reforçando o caráter sustentável da iniciativa.