Prefeitura de Lauro de Freitas investe na inclusão com curso gratuito de Libras

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promove o curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas já tiveram início e seguem até o mês de outubro, no Educandário Mariza Pitanga, em Vilas do Atlântico, reunindo profissionais da educação, familiares e pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos so-bre acessibilidade e inclusão.
Na manhã desta quinta-feira (18/9), foram abordados temas voltados para a comunicação inclu-siva, acessibilidade e aspectos culturais da comunidade surda. Josete Costa, professora de Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos no município, que atua no Educan-dário Mariza Pitanga, comentou sobre a metodologia utilizada. “Durante todo o mês, organiza-mos atividades como oficinas, palestras, ações recreativas e um curso básico de Libras. O curso de Libras busca oferecer acessibilidade linguística, capacitando professores da rede municipal e outros profissionais que atendem o público, para que possam se comunicar melhor com pessoas surdas, conforme prevê a legislação”.
O mês de Setembro é um mês especial para a comunidade surda, pois no dia 26 é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Esta celebração é um momento de conscientização da sociedade so-bre os direitos e o protagonismo da comunidade surda, valorizando sua cultura e identidade. A diretora do Departamento de Inclusão da SEMED, Aline Rosário, destacou a importância da iniciativa.
“Apesar das importantes conquistas da comunidade surda ao longo dos anos, a barreira linguís-tica ainda tem impedido a verdadeira inclusão social das pessoas surdas. Ciente de como esses desafios afetam a vida cotidiana dessas pessoas, está sendo ofertado o curso básico de Libras para as famílias dos estudantes surdos, e para os profissionais das diversas áreas da esfera públi-ca municipal que atuam no atendimento ao público”, concluiu Aline.
Uma das participantes e mãe de aluno surdo, Mari Carmem, de 48 anos, moradora do Centro, falou sobre a experiência de aprender Libras. “Sou mãe de um aluno surdo aqui do Educandário Mariza Pitanga. Em primeiro lugar, faço o curso para viabilizar a comunicação com meu filho. Sempre me interessei por Libras, mas não tinha tanta facilidade até encontrar este curso, com professoras qualificadas e maravilhosas. Estou gostando muito, o curso tem sido produtivo não só para minha comunicação com meu filho, mas também com minha família, já que nem todos podem estar aqui. Acabo sendo uma espécie de professora em casa e, em alguns lugares que frequento”, concluiu.
O curso, tem como objetivo promover a inclusão, fortalecer a comunicação com a comunidade surda, capacitar profissionais que atuam com o público em diferentes áreas da rede municipal e ampliar as oportunidades de aprendizado da segunda língua reconhecida oficialmente no Brasil. Esta ação cumpre o que está determinado no Decreto nº 5626/2005 e traz impactos positivos em nossa sociedade, pois garante a comunicação e o acesso à informação para a comunidade surda, promovendo a dignidade e os direitos humanos dessa parcela da população.