ALBA homenageia presidente do TCE com a Comenda 2 de Julho

 ALBA homenageia presidente do TCE com a Comenda 2 de Julho

Diante das mais elevadas autoridades civis e militares do Estado, a Assembleia Legislativa da Bahia concedeu, na manhã desta quinta-feira (18), a Comenda 2 de Julho ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), conselheiro Marcus Presidio, que retornou à sede do Poder Legislativo, onde dedicou mais de três décadas ao serviço público. A entrega da mais alta honraria da Casa Legislativa aconteceu em sessão especial no Plenário Orlando Spínola, proposta pelo deputado Marcelinho Veiga (UB) e conduzida pela presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos.

Em discurso proferido da mesa de honra, a chefe do Legislativo estadual traçou paralelos entre a vida profissional do homenageado e a história da própria Assembleia Legislativa da Bahia, onde Presídio iniciou sua trajetória laboral ainda aos 15 anos e, com o tempo, galgou importantes cargos até chegar à Superintendência de Administração e Finanças. “Cada função que assumiu foi uma lição, um aprendizado que o moldou como profissional e, para além disso, como cidadão comprometido com o serviço público e com o futuro da Bahia”, afirmou.

Na homenagem a Marcus Presidio, o deputado Marcelinho Veiga ressaltou a importância da honraria concedida a personalidades que se destacam pelos serviços prestados à sociedade. Segundo ele, a Comenda 2 de Julho entregue a Presidio deve ser recebida como um reconhecimento à sua trajetória, não se restringindo apenas às questões profissionais.

O parlamentar enfatizou ainda a emoção do momento, que compartilha em razão da amizade que tem com o homenageado. “Apesar de essa comenda ser entregue pelos serviços prestados ao Estado da Bahia, também entra na minha convicção a personalidade e o caráter da pessoa que a recebe. Em quase 7 anos de mandato, esta é a segunda comenda que entrego, porque só a concedo quando tenho convicção de que o Estado da Bahia está reconhecendo e homenageando quem realmente merece”, afirmou.

DISCURSO EMOCIONADO

Com o plenário lotado, o presidente do Tribunal de Contas do Estado dirigiu-se ao púlpito, de onde proferiu o discurso de agradecimento, saudando brevemente as autoridades da mesa de honra e a plateia, composta por familiares, amigos e colegas.

Em um pronunciamento emocionado, Marcus Presídio relembrou sua trajetória na Assembleia Legislativa e compartilhou histórias que marcaram sua formação pessoal, entre elas uma importante lição recebida do ex-presidente da ALBA, Luís Eduardo Magalhães, que se tornou referência para o homenageado após o falecimento de seu pai, Fernando Presídio, vítima de um acidente de helicóptero em 1982. “Ele me ensinou a nunca sentir vergonha de fazer nada nesta vida com dignidade”, disse.

O conselheiro dedicou a homenagem a seus pais, Fernando e Suzana, e à sua família, agradecendo o apoio incondicional. Fez questão também de reconhecer o trabalho dos servidores da ALBA, do TCE e a parceria com o Ministério Público de Contas, ressaltando a importância do esforço coletivo para a credibilidade da instituição.

Ao final, reafirmou seu compromisso com a transparência, a ética e o interesse público, prometendo honrar a comenda com a continuidade de seu trabalho em prol da sociedade baiana. “Nenhum projeto, inovação ou conquista teria sido possível sem o apoio irrestrito de cada um de vocês. Este agradecimento é, também, um reconhecimento público. A história que escrevemos é fruto de um esforço coletivo”, frisou.

Quem também subiu à tribuna para homenagear Marcus Presídio foi o fundador da Cidade da Luz, José Medrado, amigo que conviveu com a mãe do conselheiro quando este ainda era adolescente. Em discurso livre de formalidades, Medrado ressaltou o papel de Suzana Presidio na formação do caráter do filho. Suas palavras levaram o homenageado às lágrimas e emocionaram parte das autoridades, incluindo a presidente Ivana Bastos.

A CERIMÔNIA

A pedido da presidente Ivana Bastos, uma comitiva composta pelos deputados estaduais Marcelinho Veiga, Cláudia Oliveira (PSD), Penalva (PDT), Sandro Régis (UB), Tiago Correia (PSDB), Luciano Simões Filho (UB), Rosemberg Pinto (PT) e o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) conduziu o presidente do TCE ao Plenário Orlando Spínola.

Visivelmente emocionado, o conselheiro foi recebido com efusivos aplausos, que se estenderam desde a entrada do recinto até a chegada à mesa de honra. No trajeto, cumprimentou antigos amigos e acenou para os que estavam mais distantes, retribuindo todo o carinho.

O Hino Nacional foi executado pelo Coral do Legislativo, sob a regência do maestro Angelo Rafael. A entrega oficial da Comenda 2 de Julho, momentos antes do discurso do homenageado, foi feita pelo deputado Marcelinho Veiga, pelo empresário Luís Eduardo Magalhães Filho, conhecido como Duquinho, e pelo ex-conselheiro do TCE, Antonio Honorato de Castro Neto.

BIOGRAFIA

Marcus Presidio nasceu em 1º de dezembro de 1967, graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e se especializou em Gestão Operacional Pública. Ingressou no serviço público em 10 de março de 1983, na Assembleia Legislativa da Bahia, onde ocupou diversos cargos ao longo de 32 anos de vida profissional, destacando-se na Superintendência de Administração e Finanças.

Em 19 de março de 2015, foi nomeado para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, tomando posse 11 dias depois. Atualmente, exerce o segundo mandato como presidente da Corte de Contas.

Compuseram a mesa de honra, além da presidente Ivana Bastos, o proponente da honraria, deputado Marcelinho Veiga; o vice-governador Geraldo Júnior, que no ato representou o governador Jerônimo Rodrigues; o conselheiro do CNJ, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano; procurador-geral do Ministério Público da Bahia, Pedro Maia; presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; defensora pública geral do Estado, Camila Canário; presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), conselheiro Francisco Netto; procurador-geral da OAB-BA, Rafael Mattos, que no ato representou a presidente da OAB-BA, Daniela Borges; e o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.