Produtores rurais celebram mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar na Praça Martiniano Maia

 Produtores rurais celebram mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar na Praça Martiniano Maia

Quem vive de produção de campo sabe o quanto as feiras livres dedicadas à agricultura são importantes para aumentar a renda das famílias de pequenos agricultores locais. Com esta iniciativa de fortalecer e valorizar o consumo e a produção agrícola, a Praça Martiniano Maia, recebeu nesta sexta-feira (19/9), mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC).

A Feira Livre, como é conhecida pela população e por aqueles que gostam de desfrutar de produtos frescos e de qualidade, reúne a cada edição, cerca de vinte produtores locais que oferecem uma variedade de produtos vindos diretamente do campo, como hortaliças, frutas, artigos artesanais, alimentos orgânicos, diversos tipos de doces, além de outros itens.

Seu Sinésio Chaves Peixoto, de 78 anos, agricultor e morador há 26 anos da comunidade quilombola do Quingoma, declarou o orgulho de levar os produtos do seu próprio plantio para a feira. “A feira tem nos ajudado muito porque antes não tinha como escoar essa mercadoria e aqui consigo ainda obter uma renda extra para sustentar minha família”, afirmou.

Para dona Luzenilda Peixoto, de 63 anos, conhecida como Luza do Cacau, por cultivar o plantio da fruta, a feira vai muito além de abrir portas para movimentar o comércio. É também, um espaço de troca de conhecimento entre os agricultores e a comunidade. “Sou nascida e criada na roça e nunca soube dos benefícios dos alimentos. Aqui na feira eu aprendi a dar mais valor aos alimentos, através do acompanhamento com a nutricionista que sempre vem a feira nos orientar”, declarou a agricultora.

Já para a artesã, Zezilda dos Santos, 78 anos, além de encontrar um local que dispõe de alimentos nutritivos e saudáveis, a Feira Livre é também uma oportunidade para ela expor os seus produtos artesanais. “Desde os 18 anos eu produzo minha arte e a feira está sendo, além de uma terapia, uma oportunidade para comercializar meus produtos”, concluiu a idosa.

A Feira Livre da Agricultura Familiar acontece semanalmente, sempre às sextas-feiras, das 6h às 14h, no mesmo local, e vem sendo uma oportunidade para que os moradores de Lauro de Freitas adquiram alimentos de qualidade e, ao mesmo tempo, fortaleçam a economia local, valorizando o trabalho de pequenos produtores rurais.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.