Escolas municipais recebem famílias e comunidade para palestras e oficinas

Na manhã desta terça-feira (23/9), escolas da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveram palestras e oficinas voltadas para familiares e membros da comunidade. O objetivo das atividades foi fortalecer os vínculos entre escola e família, além de incentivar uma participação mais ativa dos responsáveis na trajetória escolar dos estudantes.
A programação contemplou temas como: participação dos pais no processo educacional, desenvolvimento socioemocional dos estudantes, comunicação positiva e estratégias para apoiar a aprendizagem em casa.
No Centro Educacional Professor Emerson Palmeiras, em Itinga, a palestra realizada abordou temas essenciais para o desenvolvimento dos estudantes, como sentimentos, afetividade, regras e limites, destacando também o papel fundamental da família junto à escola. O encontro reforçou a importância da parceria entre pais, responsáveis e educadores na formação integral das crianças e adolescentes, promovendo vínculos, diálogo e corresponsabilidade na construção de um futuro melhor.
Maria de Fátima Vieira, vice-diretora do Centro Educacional Professor Emerson Palmeiras falou das atividades que estão desenvolvendo. “Estamos abordando o projeto com afetividade, porque além do amor é preciso estar junto da família. A parceria entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Com amor e união, conseguimos que a criança cresça não apenas no aprendizado, mas também no respeito à comunidade, aos pais e a toda a sociedade”.”
Para Irene Campos, dona de casa de 38 anos, moradora da Quinta da Glória, que tem uma filha matriculada no Centro Educacional, a iniciativa é positiva e necessária. “A gente às vezes não sabe como ajudar os filhos com as tarefas ou lidar com questões emocionais. Esse momento na escola está sendo muito bom, porque estou aprendendo coisas que posso passar para minha filha, Gabriele Victória, de 8 anos. É importante para nós, pais, ouvir, refletir e colocar em prática, pois assim participamos de verdade da vida escolar dos nossos filhos”, afirmou.
Já na Escola Municipal Itamar Oliveira Rodrigues, localizada no Centro, alunos do 8º e 9º ano participaram de uma palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O momento promoveu diálogo e reflexão sobre direitos, deveres e a importância do respeito mútuo na convivência escolar e social.
O encontro abordou temas como respeito, direitos e deveres de alunos, professores e famílias, além do papel da sociedade na formação dos jovens. Para a gestora da escola, Aidilma Ornelas a proposta também reforça a importância das escolhas que cada um faz ao longo da vida. “Na escola e na família temos a oportunidade de aprender a respeitar, a ouvir e a seguir um caminho. Alguns escolhem certo, outros errado, mas o mais importante é que compreendam o valor dessas escolhas e saibam exercer seus direitos e deveres”, ressaltou.
Durante a atividade, o estudante do 8º ano, Davi Costa, de 13 anos, destacou o aprendizado sobre os direitos e deveres de crianças e adolescentes. Para ele, ficou claro que além de terem garantias fundamentais, como educação, saúde e lazer, também é dever dos jovens colaborar em casa em tarefas do dia a dia. “Aprendi hoje que as crianças e adolescentes têm direitos e deveres, como o de ajudar em casa, arrumar e lavando os pratos. E direito à educação, a saúde e brincar também é direito”, concluiu.
Outras unidades como Pedro Paranhos, localizada em Portão; Dom Avelar Brandão Vilela, no Centro; Ana Lucia Magalhães, no centro; e Jardim Talismã, em Itinga; também tiveram ações, promovendo momentos de diálogo e aprendizado entre pais, responsáveis e profissionais da educação.