Grupo de mulheres participam de qualificação com foco em economia solidária

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), deu início nesta terça-feira (23/9), ao curso de economia solidária para o grupo de 20 mulheres usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinga 1. A ação em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), surgiu com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do cooperativismo econômico para as mulheres, que atuam como artesãs, a fim de aprimorar seus negócios.
“Este momento de aprendizado sobre economia solidária vem trazer para essas mulheres uma possibilidade de se organizarem coletivamente para gerar uma renda extra, através da articulação entre elas, demonstrando suas habilidades, qualificações e a suas potências”, relata a palestrante, Renata Lopes. Durante o curso, o grupo teve a oportunidade de aprender sobre economia solidária, por meio de atividades teóricas e práticas, apresentando os fundamentos do empreendedorismo social, destacando seus princípios e formas de organização, voltadas para o fortalecimento do trabalho coletivo.
Uma das assistidas do CRAS, Cíntia Trindade, de 48 anos, acredita que, com essa qualificação, poderá auxiliar na expansão dos seus negócios. “Gosto muito das atividades propostas aqui na unidade e, tenho certeza de que este curso vai me ajudar a desenvolver os meus projetos”, declarou a assistida, que atua como artesã e pretende expandir seu ofício com a arte terapia para ajudar crianças e adolescentes.
Dona Ednólia Vieira, de 73 anos, relata o quanto se sente feliz ao participar das atividades no CRAS. “Eu faço crochê como terapia, e aqui eu me sinto em casa, além de me reunir com minhas amigas, tenho ajuda para explorar a criatividade, através das minhas artes”, afirmou a idosa.
O curso de economia solidária possui uma carga horária de 16 horas, distribuídas nos períodos da manhã e tarde. A ação acontece até a próxima quarta-feira (24/9), e ao final do curso, as assistidas receberão certificado.