Prefeitura de Lauro de Freitas discute implantação de residência inédita em saúde coletiva

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou nesta terça-feira (23/9), na sede da pasta, uma reunião com representantes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) para discutir a implantação da primeira Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Brasil, com ênfase na saúde integral da população negra e quilombola.
O programa prevê que os residentes atuem no território quilombola de Lauro de Freitas, matriciado principalmente pela Unidade de Saúde da Família (USF) de Caji/Vida.
Segundo a secretária interina da Saúde, Elba Brito, “essa residência vai fortalecer a atenção à saúde da população negra e quilombola, reafirmando nosso compromisso com a equidade”. Já a enfermeira Susane Souza, e coordenadora da área técnica de Saúde da População Negra e Quilombola, ressaltou: “o território quilombola consolida-se como espaço de prática inovador para a formação em saúde”.
Também participaram do encontro as professoras doutoras Suiane Costa e Carolina Pedroza, da UNEB, que integram a coordenação da residência. A Prefeitura de Lauro de Freitas reafirma a satisfação em fortalecer a cooperação com universidades públicas, aproximando instituições de ensino e pesquisa das necessidades da população e promovendo avanços significativos para a saúde no município.