Caetano destaca valorização das baianas de acarajé em curso de capacitação em Camaçari

A orla de Camaçari foi palco, nesta quarta-feira (25), do lançamento do projeto Capacitação Baianas 2025, fruto da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM). O evento reuniu centenas de baianas no Empório Jacuípe, em Barra do Jacuípe, e marcou o início de uma importante etapa de qualificação profissional.
Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Caetano ressaltou o valor da iniciativa para o fortalecimento da economia local e para a valorização da cultura. Para ele, a qualificação das baianas é essencial em um município que vem se consolidando como destino turístico.
“Temos que estimular isso. Se somos um dos municípios mais visitados do estado, vamos botar esse tapete vermelho para os nossos visitantes. Vamos colocar o tapete vermelho para esse pessoal chegar até nós, até vocês, e é aí que entra a necessidade de fazer cada vez mais a qualificação”, destacou o prefeito.
O projeto, que terá início em 30 de setembro, com carga horária de 32 horas distribuídas em 13 módulos, vai contemplar temas como ética no trabalho, boas práticas de manipulação de alimentos, sustentabilidade, marketing digital e valorização da identidade cultural das baianas de acarajé.
Com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e do Corpo de Bombeiros, a ação gratuita e certificada busca não apenas aprimorar o ofício, mas também reforçar o papel das baianas como patrimônio cultural e pilar do turismo.
Ao reconhecer a relevância das baianas na história e na cultura de Camaçari, Caetano reforçou o compromisso da gestão em apoiar iniciativas que unem tradição, geração de renda e desenvolvimento turístico.