Éden Valadares critica Congresso por derrubar MP das Bets e diz que decisão “atacou o Brasil”

 Éden Valadares critica Congresso por derrubar MP das Bets e diz que decisão “atacou o Brasil”

O secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), Éden Valadares, criticou duramente, nesta quinta-feira (9), a decisão do Congresso Nacional que levou à perda de validade da Medida Provisória (MP) do Governo Federal sobre as apostas esportivas — conhecida como MP das Bets. Segundo ele, ao rejeitar a proposta que buscava alternativas ao aumento do IOF para equilibrar as contas públicas, o Congresso agiu “no afã de atacar o governo Lula” e acabou “atacando o Brasil”.

Durante entrevista à Jovem Pan, Éden afirmou que a MP era estratégica para garantir investimentos em áreas essenciais como saúde e educação, além de fortalecer o equilíbrio fiscal do Orçamento de 2026. “A decisão do Congresso joga as contas do governo no desequilíbrio. No afã de atacarem o governo Lula, atacaram o país. O povo pode ver os gastos com educação, saúde e segurança diminuírem”, declarou.

O dirigente destacou que o Congresso vive uma “encruzilhada”, dividido entre atender aos interesses do povo ou aos privilégios da elite. “Quando o Congresso votou pela isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e pela taxação dos super-ricos, teve apoio da sociedade. Mas quando age para proteger os poderosos, se afasta do Brasil real”, pontuou.

Éden ressaltou ainda que o governo Lula seguirá firme com sua agenda de crescimento econômico e justiça social, liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o objetivo é promover uma tributação mais justa e reduzir as desigualdades históricas.

“A grande desigualdade social do Brasil, a concentração de riqueza secular, não é criação do PT nem do governo Lula. O que o governo faz é tentar, pela primeira vez, fazer com que os super-ricos — cerca de 140 mil pessoas num país de 200 milhões — contribuam mais”, concluiu.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.