Em encontro histórico no Vaticano Lula se encontra com o papa Leão XIV

No Vaticano, nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve sua primeira audiência formal com o papa Leão XIV. Segundo o relato publicado por Lula em sua conta no X, os dois dialogaram sobre fé, religião, os desafios do Brasil e do mundo.
Durante a conversa, Lula elogiou o documento Dilexi Te, destacando que fé e compromisso social não devem ser dissociados, e convidou o pontífice a participar da COP30, que será realizada em Belém. O papa, por causa do Jubileu, informou que não poderá comparecer pessoalmente, mas garantiu representação do Vaticano no evento.
Também foi abordada na reunião a trajetória recente do Brasil, com Lula mencionando que o país saiu pela segunda vez do “Mapa da Fome” em dois anos e meio. Ele citou ainda sua relação próxima com diversas lideranças religiosas brasileiras, como dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida e Pedro Casaldáliga.
No encontro, estiveram ao lado do presidente a primeira-dama Janja da Silva e os ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento e Assistência Social, e da Agricultura.