Trabalho, cuidado e resultado: os primeiros 10 meses que estão mudando Lauro de Freitas

Por Marcelo Aragão – Jornalista e Editor-chefe do LF News
Em tão pouco, Débora Regis coloca Lauro de Freitas em ritmo de progresso
Aos 10 meses da gestão da prefeita Débora Regis em Lauro de Freitas, já é possível dizer que muito foi realizado, mas o horizonte ainda promete muitos avanços. Podemos observar que nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, mobilidade, assistência social e segurança pública, o governo vem imprimindo um ritmo de entregas articuladas e com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
Uma das marcas mais visíveis da gestão Débora Regis na sua primeira etapa tem sido o cuidado com a saúde pública. Neste mês de outubro, por exemplo, a prefeita lançou o programa Outubro Rosa, com ações voltadas à saúde integral da mulher: mamografia, preventivo, ultrassonografia, consultas ginecológicas e vacinação mobilizaram diversas secretarias e trouxeram atendimento gratuito para muitas moradoras da cidade. Tem também o programa o projeto “Sabadou com Saúde”, que uma vez por mês, aos sábados, às Unidades de Saúde abrem e ofertam diversos serviços. Tem o Fila Zero, que visa diminuir a demanda reprimida deixada pela antiga gestão e em quatro edições, já atendeu mais de 30 mil pessoas e ultrapassou 120 mil procedimentos, consolidando a saúde como prioridade. Vem aí a construção da USF do Capiarara e Jambeiro, tão esperada pela população da região, há anos. Débora chega e resolveu.

Além disso, está em fase final de conclusão a obra do novo Pronto Atendimento Nelson Barros, que contará com raio-X, laboratório e ambiente informatizado para atendimento mais eficaz. Esse tipo de estrutura tende a desafogar outras unidades de saúde e aproximar serviços de média complexidade da população local.
No quesito educação, reajuste no salários dos professores, melhoria na merenda escolar, reforma das escolas, instalação de ar condicionado, novo REDA com prazo de 3 anos , podendo ser renovado por mais 3 anos; algo nunca visto no município.

Na infraestrutura, a transformação da malha urbana e do escoamento de águas pluviais também tem sido prioridade. Em Itinga, uma obra de drenagem foi acompanhada de perto pela prefeita, com objetivo de sanar cheias e alagamentos recorrentes.
No tocante ao pavimento urbano, o programa “Pavimenta Lauro” avança em ritmo acelerado, contemplando ruas em bairros como Caji e Buraquinho — entregas de recapeamento e urbanização que tendem a favorecer o cidadão no dia a dia. Já na orla de Ipitanga, a renovação também avança com novos quiosques, pista de skate e estrutura de apoio para o lazer da população.
Tem o programa Banho de Luz em toda a cidade, com lâmpadas de Led e que agora chegou ao Bambuzal e tornará o local como atrativo turístico, algo que em anos, nenhum gestou solucionou o problema e agora a prefeita está iluminando toda a extensão da região.

Está tendo também toda a requalificação do calçadão da orla do município.

CLICA AQUI E SIGA-NOS NO INSTAGRAM
Essas frentes mostram a preocupação da administração com mobilidade urbana e qualidade de infraestrutura pública, dois pilares importantes para o desenvolvimento municipal.
No campo social, a gestão demonstra sensibilidade ao retomar e projetar obras e ações que tocam comunidades historicamente esquecidas.
Ainda este ano, o governador Jerônimo Rodrigues terá uma agenda com a prefeita Débora onde anunciará mais investimentos para o município, mostrando que independente de sigla partidária, é um governador que governa para todos, afinal teve votos em todas as cidades.

A lógica de atuação da gestão é trabalhar de modo articulado e integrada, de forma que os investimentos em infraestrutura e mobilidade contribuam também para segurança, por exemplo, ruas bem pavimentadas e drenadas são ambientes menos vulneráveis a riscos urbanos.
CLICA AQUI E SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Em pouco tempo, a administração de Débora Regis já mostra:
• Visão integrada: várias ações demonstram que os setores não andam isolados, mas dialogam entre si;
• Entrega de obras estruturantes: pavimentação, drenagem, pronto atendimento;
• Valorização dos professores e servidores;
• Equilíbrio fiscal e gestão responsável: recuperação de receita para financiar obras e serviços.
O que ainda está por vir é promissor: a conclusão das obras em andamento, expansão dos serviços de saúde, reforço da segurança com presença articulada, além de políticas sociais mais robustas e melhorias contínuas na mobilidade urbana.

Se esses 10 meses já mostraram tanto, os próximos prometem consolidar uma gestão transformadora para Lauro de Freitas.
Parabéns, prefeita, secretários e todos os servidores que tem o desejo de ver Lauro de Freitas avançar. Como diz o slogan da gestão: construindo uma nova história

