Pedro Tavares cobra ações urgentes para salvar a barragem de Mirorós: “Irecê pede socorro”

 Pedro Tavares cobra ações urgentes para salvar a barragem de Mirorós: “Irecê pede socorro”

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) voltou a fazer um apelo enfático nesta terça-feira (28) ao governo da Bahia e ao governo federal diante da situação crítica da barragem de Mirorós, em Irecê, que hoje opera com menos de 10% da sua capacidade total.

De acordo com o parlamentar, a população já não suporta mais a inércia dos governos e foi às ruas cobrar ações emergenciais para enfrentar os efeitos da seca e evitar o colapso do reservatório.

“Irecê pede socorro! A população foi às ruas porque não aguenta mais esperar as ações do governo estadual e federal. Mirorós é uma barragem importante, que abastece diversas cidades da região e sustenta o distrito irrigado, fundamental para a economia local — e está morrendo”, afirmou Tavares.

O deputado criticou a falta de medidas efetivas por parte do Estado e da União e reforçou a importância de interligar bacias hídricas, conectando a barragem de Mirorós à bacia do Rio São Francisco, como forma de garantir a sobrevivência do sistema hídrico da região.

“Não há nenhuma ação concreta dos governos. O sonho da população é a interligação de bacias para salvar Mirorós. Venho toda semana cobrar soluções efetivas contra a crise hídrica que castiga Irecê e região”, destacou.

Tavares também parabenizou a mobilização popular ocorrida em cidades como Irecê, Ibipeba e Ibititá, que se uniram em defesa da barragem e da segurança hídrica do território.

“A população está de parabéns por se mobilizar, por alertar as autoridades para o colapso iminente. O que falta agora é ação concreta do governo”, concluiu o deputado.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.