Ivana Bastos celebra homenagens na ALBA e destaca personalidades que engrandecem a Bahia

Antes da sessão especial no Plenário Orlando Spínola, os homenageados e proponentes foram recebidos pela presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, no Salão Nobre da Casa. Durante o encontro, as autoridades conversaram com jornalistas e destacaram a importância das honrarias concedidas pelo Parlamento baiano.
A deputada Ivana Bastos descreveu o momento como “uma manhã de festa”, marcada pela entrega de duas distinções a personalidades de destaque. O ex-ministro Raul Jungmann recebeu o Título de Cidadão Baiano, por iniciativa do deputado Júnior Muniz (PT), enquanto o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, foi agraciado com a Comenda 2 de Julho, proposta pelo deputado Roberto Carlos (PV).
“É importante homenagear pessoas que fazem a diferença e engrandecem o nosso Estado. Esses dois homenageados de hoje representam muito para a Bahia. Fico feliz em poder celebrar em dose dupla, na nossa gestão, homens e mulheres que merecem os aplausos da Bahia”, afirmou Ivana Bastos.
Natural de Recife (PE), Raul Jungmann, que comandou os ministérios da Reforma Agrária, Defesa e Segurança Pública, expressou emoção ao receber o título. “Meu avô por parte de mãe é baiano. Receber esse título é uma felicidade imensa, uma das homenagens mais significativas da minha vida”, disse o atual diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
O deputado Júnior Muniz ressaltou a trajetória do ex-ministro. “É um grande homem que muito contribuiu para o Brasil e para a Bahia, e hoje representa a mineração no país. Essa homenagem é mais que justa”, afirmou.
Já o homenageado com a Comenda 2 de Julho, Henrique Carballal, destacou o compromisso que acompanha o reconhecimento. “Precisamos honrar o compromisso de vida com o povo da Bahia e a confiança dos deputados. Essa comenda traz uma responsabilidade ainda maior”, declarou.
O deputado Roberto Carlos, autor da proposta, enfatizou a contribuição de Carballal ao setor mineral e à educação. “Foi vereador quatro vezes em Salvador, é professor e educador. Sua trajetória é marcada por dedicação e trabalho pelo nosso Estado”, pontuou.
 
