Moraes se reúne nesta segunda com Cláudio Castro para cobrar explicações sobre operação com 121 mortos no Rio

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estará no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3) para se reunir com o governador Cláudio Castro, a fim de obter esclarecimentos sobre a megaoperação policial que resultou em 121 mortes nos complexos da Penha e do Alemão na última semana.
A reunião, marcada para as 11h no Centro Integrado de Comando e Controle, contará também com a presença do secretário de Segurança Pública, do comandante da Polícia Militar, do delegado-geral da Polícia Civil e do diretor da Polícia Técnico-Científica.
Moraes, que assumiu temporariamente a relatoria da ADPF das Favelas após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, solicitou um relatório completo da operação — incluindo a justificativa formal, o nível de força empregado, o número de agentes, armamentos utilizados, além de informações sobre mortos, feridos e detidos.
O governador Cláudio Castro deverá ainda apresentar detalhes sobre as medidas de responsabilização em casos de abusos, o uso de câmeras corporais e o apoio às vítimas e familiares. Segundo o governador, o encontro terá caráter técnico, voltado à análise das ações das forças de segurança.
Às 18h, o ministro também se reunirá com o prefeito Eduardo Paes.
