Atuação conjunta resulta em nova queda no índice de criminalidade em Camaçari

A segurança pública em Camaçari registrou novos resultados positivos. Pelo segundo mês consecutivo, o município apresentou queda expressiva nos índices de homicídios, consolidando uma tendência de redução que reflete o trabalho conjunto entre as forças de segurança e o governo municipal. No mês de outubro, o 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) registrou uma redução de 71% nos homicídios, em comparação com o mesmo período de 2024. O número reforça o compromisso com a preservação da vida e o avanço nas estratégias de segurança que vêm sendo implementadas na cidade.
A sequência de resultados positivos começou em setembro, quando o município já havia registrado uma queda de 60% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) — que incluem os homicídios — em relação a setembro de 2024. Conforme dados do 12º BPM, foram quatro casos em setembro deste ano, contra dez no mesmo mês do ano passado.
O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Roberto Pinto de Castro, enfatiza que o desempenho positivo é resultado de ações planejadas e de um trabalho cada vez mais integrado. “É fruto do trabalho conjunto de todas as forças de segurança que atuam no município, integrado com a comunidade. A gente busca ouvir a comunidade para poder direcionar o nosso policiamento. Também temos o apoio fundamental da Prefeitura de Camaçari, que, através de um convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública, nos abastece de toda uma estrutura da parte administrativa para cumprimento da nossa missão, para que a gente possa atuar de forma mais dinâmica e mais contundente”, pontua.
O combate à poluição sonora também tem sido outro importante aliado na prevenção da criminalidade. A ação ocorre em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), dentro da Operação Paz e Ordem.
Esses índices confirmam uma tendência de queda que vem sendo observada desde o início do ano. No primeiro semestre de 2025, Camaçari já havia apresentado redução de 16,3% nos homicídios em relação ao mesmo período de 2024. Nesse intervalo, o município registrou 77 ocorrências, contra 92 no ano anterior. Além disso, o 12º BPM foi a unidade com maior número de apreensões de armas de fogo em Salvador e na Região Metropolitana, reforçando o comprometimento da tropa com o enfrentamento à criminalidade.
Com a queda registrada por dois meses seguidos e o fortalecimento das ações preventivas, Camaçari consolida um novo momento na segurança pública, pautado na integração entre governo, polícias e comunidade.
Foto: Rafael Küster e Ascom 12° BPM
