Comitiva de Camaçari participa do Fórum de Líderes Locais da COP30 no Rio de Janeiro

 Comitiva de Camaçari participa do Fórum de Líderes Locais da COP30 no Rio de Janeiro

A comitiva de Camaçari já está participando do Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado durante o C40 World Mayors Summit, no Rio de Janeiro. O evento, iniciado na segunda-feira (3) e que segue até esta quarta-feira (5), é um dos mais importantes do país sobre sustentabilidade, clima e desenvolvimento urbano.

O encontro reúne prefeitos, gestores públicos e lideranças nacionais e internacionais para discutir soluções climáticas locais, gestão ambiental e estratégias de sustentabilidade urbana, com o objetivo de fortalecer ações concretas rumo à COP30, que será realizada em 2025, em Belém (PA).

Durante o encontro, Camaçari será destaque nacional com a apresentação do projeto “Camaçari em SBN: Águas e Florestas para o Futuro”, que será conduzida nesta quarta-feira pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira. A iniciativa, integrante do Programa Águas de Camaçari, mostra como o município tem aplicado Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para promover segurança hídrica, restauração ambiental e qualidade de vida.

Para o secretário, o momento reforça o protagonismo de Camaçari na agenda ambiental. “Representar Camaçari no C40 World Mayors Summit é uma grande responsabilidade e, também, uma oportunidade única de mostrar que cidades do porte de Camaçari podem, sim, liderar soluções inovadoras e inspirar outras regiões. Vamos apresentar nossos avanços, buscar parcerias estratégicas e reforçar que investir em soluções baseadas na natureza é investir no futuro da nossa população”, destacou Rodrigo Nogueira.

O prefeito Luiz Caetano ressaltou a importância de o município ocupar espaços de destaque em discussões internacionais sobre sustentabilidade. “Camaçari tem mostrado que desenvolvimento e preservação ambiental podem caminhar juntos. Participar de um evento desse porte é motivo de orgulho e um reconhecimento do trabalho que temos realizado para construir uma cidade mais sustentável e preparada para o futuro”, afirmou.

A presença de Camaçari no evento é resultado do reconhecimento nacional conquistado pelos projetos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), que levaram o município a ser selecionado entre as 30 cidades brasileiras para a Incubadora de Projetos Solução Natureza, promovida pela Fundação Grupo Boticário, em parceria com o C40 Cities, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Aliança Bioconexão Urbana.

Foto: Ascom Sedur

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.