Prefeitura planeja ações do Novembro Azul e Novembro Negro

 Prefeitura planeja ações do Novembro Azul e Novembro Negro

Fortalecendo a transversalidade da gestão, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das secretarias municipais de Saúde (SESA) e da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), realizou na manhã desta quarta-feira (5/11) uma reunião para discutir o planejamento e a execução das ações alusivas às campanhas Novembro Azul e Novembro Negro.

Durante a reunião, que aconteceu na sede da SESA, localizada na Faculdade Unime, no Centro, as titulares das pastas apresentaram propostas e o cronograma das atividades que serão realizadas ao longo do mês, com foco na promoção da saúde integral do homem, na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, bem como no enfrentamento ao racismo e na valorização da saúde da população negra.

As equipes técnicas das secretarias ainda debateram estratégias de mobilização das unidades de saúde; ações integradas de educação em saúde e direitos humanos; além de campanhas educativas voltadas à comunidade. Também foram destacadas as parcerias com movimentos sociais, que irão contribuir para ampliar o alcance das atividades e garantir maior participação popular.

A secretária de Saúde, Elba Brito, destacou a importância de unir as duas campanhas em um único esforço de mobilização. “O mês de novembro é um período de grande significado. Além de reforçar o cuidado com a saúde do homem, queremos também promover a reflexão sobre o impacto do racismo na saúde da população negra. Nosso objetivo é oferecer um atendimento mais humanizado, acessível e pautado na equidade”, afirmou.

Já a secretária da SEMPADHIR, Margeoire Neves Mendes, ressaltou a relevância do diálogo conjunto entre as secretarias. “Discutir o Novembro Negro de forma integrada com o Novembro Azul é fundamental para fortalecer a visão de que saúde e igualdade racial caminham juntas. Promoção da saúde também é combate ao racismo estrutural, garantindo que todas as pessoas tenham acesso digno e equitativo aos serviços públicos”, afirmou.

As ações do Novembro Azul e Novembro Negro se estenderão por todo o mês, com atividades nas Unidades de Saúde da Família (USF), palestras, mutirões de atendimento, rodas de conversa sobre temas transversais, como autocuidado e direitos da população negra; além de iniciativas culturais e educativas voltadas ao fortalecimento da identidade e do orgulho racial.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.