Prefeitura de Lauro de Freitas promove Roda de Conversa sobre a Política Nacional de Educação Especial

 Prefeitura de Lauro de Freitas promove Roda de Conversa sobre a Política Nacional de Educação Especial

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta quarta-feira (5\11), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no bairro do Aracuí, uma Roda de Conversa sobre a Política Nacional de Educação Especial (PNEE). O encontro reuniu professores, psicólogos, assistentes sociais e gestores escolares para discutir os impactos, avanços e desafios trazidos pelo novo decreto que institui diretrizes atualizadas para a educação inclusiva no Brasil.

A atividade foi conduzida pela diretora do Departamento de Inclusão da SEMED, Aline Rosário, que defendeu em seu discurso a necessidade de atualização contínua do corpo técnico da secretaria. “Quando pensamos em fazer essa roda de conversa o intuito foi de esclarecer o Decreto nº 12.686/2025 e discutir com nossos profissionais, as mudanças, os impactos e a forma que vamos nos articular para atender à nova política. Junto com a equipe do Núcleo de Apoio Educacional Multidisciplinar (NAEM) vamos refletir e assim formar agentes multiplicadores dentro das unidades escolares”, explicou Aline ao acrescentar que o documento institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial

O evento também contou com a participação das advogadas Taís Improta e Débora Rei, ambas especialistas em Direito da Saúde e mães atípicas. As defensoras trouxeram o olhar jurídico sobre a aplicação da política de inclusão. “O novo decreto traz muitas dúvidas. Por isso, é fundamental essa troca com quem vive a prática da inclusão todos os dias que é esse público presente aqui. A lei é linda no papel, mas precisa funcionar na realidade. Esse diálogo é essencial para avançarmos”, destacou a advogada Taís Improta.

A assistente social Thaise Miranda, integrante do NAEM, ressaltou que a troca de conhecimentos é essencial para qualificar as intervenções no cotidiano escolar. “Minha expectativa com esse encontro é justamente absorver tudo o que for compartilhado, todas as informações, para que possamos fazer nossas articulações e pensar nossas intervenções a partir da escuta desses profissionais do direito”, disse Thaise.

A iniciativa de hoje faz parte da agenda da SEMED voltada à formação continuada dos profissionais da rede e à construção de uma educação mais justa, acessível e inclusiva em Lauro de Freitas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.