Mais de 1.600 alunos da rede municipal participam da 2ª etapa do SABE em Lauro de Freitas

 Mais de 1.600 alunos da rede municipal participam da 2ª etapa do SABE em Lauro de Freitas

Começou nesta segunda-feira (10/11) e segue até sexta-feira (14/11) a aplicação das avaliações da segunda etapa do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE). Em Lauro de Freitas, 1.696 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental participam do processo avaliativo. A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), preparou as 36 escolas municipais para receber as equipes aplicadoras, garantindo estrutura adequada e acolhimento nos turnos matutino e vespertino.

O objetivo da avaliação é mensurar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e matemática, identificando avanços e desafios para o aprimoramento das práticas pedagógicas. A diretora professora Zélia Cerqueira, da Escola Municipal Vila Praiana, localizada na Rua Alto da Vila Praiana, Jockey Club, reforçou o significado da avaliação para o crescimento institucional. “Estar nesse momento junto com outras escolas da rede, aplicando essa prova, é motivo de grande alegria. Desde o início do ano, temos realizado um trabalho intenso com as professoras e alunos, e agora podemos aferir o desempenho de cada estudante e planejar novas ações”, disse.

Para os pais, o momento também é de expectativa e reconhecimento da importância do processo avaliativo. Alexandra Nascimento Machado, mãe do aluno Gustavo Nascimento Simões, de 7 anos, destacou o impacto da avaliação na formação educacional das crianças. “Eu acho que é uma prova muito interessante, não apenas em nível escolar, mas também social. Quando a prefeitura realiza uma avaliação como essa, está dando à criança uma oportunidade de crescimento e preparação para o futuro. Ela não avalia só o aprendizado dentro da escola, mas contribui para o desenvolvimento da criança como um todo”, disse a mãe.

Entre os pequenos participantes, estava o estudante Marcos Davi Alves Batista, de 7 anos, do 2º ano, contou como se preparou para o exame. “Eu vou colocar todo o meu conhecimento, tudo o que aprendi com as professoras desde o início do ano, principalmente nas aulas de Português. Vou fazer o melhor e mostrar o que sei”, disse o aluno, animado com a oportunidade que será no turno da tarde.

O SABE é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, em parceria com os municípios, e integra as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação básica. A segunda etapa consolida o ciclo avaliativo iniciado no primeiro semestre, permitindo a análise dos avanços obtidos ao longo do ano letivo.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.