Vice-Governador Geraldo Júnior destaca protagonismo da Bahia ao sediar a Aramuss 2025

 Vice-Governador Geraldo Júnior destaca protagonismo da Bahia ao sediar a Aramuss 2025

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior participou, nesta terça-feira (11), da abertura oficial do Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation (ARAMUSS 2025), realizado na Base Naval de Aratu. O evento, promovido pelo Comando do 2° Distrito Naval, reúne até o dia 14 pesquisadores, profissionais, estudantes, instituições acadêmicas e empresas referência em tecnologias de sistemas autônomos marítimos.

Geraldo Júnior ressaltou o papel estratégico da Bahia no avanço tecnológico da defesa nacional e reforçou o compromisso do Governo do Estado na cooperação com as Forças Armadas, especialmente em iniciativas de inovação e desenvolvimento científico. “A ARAMUSS 2025 não apenas demonstra o que há de mais avançado em veículos não tripulados e inteligência artificial, mas reafirma a importância da Bahia como polo de inovação e como parceira estratégica da Marinha do Brasil. Aqui, estamos conectando ciência, tecnologia e soberania nacional”, afirmou o vice-governador.

A abertura contou com exposição de projetos, demonstrações de drones marítimos e aéreos, além de workshops com especialistas em IA, robótica, legislação e segurança. Entre os destaques apresentados estavam soluções de deep learning para detecção de objetos subaquáticos, projetos de veículos submarinos autônomos do CIMATEC e demonstrações de sistemas não tripulados da EMBRAER. Estudantes de universidades da Bahia também apresentaram projetos de pesquisa, entre eles o Robô de Serviço Bill, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) da UNEB. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Marcius Gomes, também participou da abertura do evento.

O vice-governador também parabenizou o novo comandante do 2° Distrito Naval, vice-almirante Gustavo Calero Garriga Pires, pela condução do evento e pela visão estratégica aplicada ao fortalecimento da presença naval na Bahia e Sergipe. “O vice-almirante Garriga lidera com competência e profundidade técnica, fortalecendo a atuação do 2° Distrito Naval e ampliando o protagonismo desta unidade tão fundamental para o país”, destacou.

O ARAMUSS 2025 antecede a MINEX-25, exercício tradicional de Guerra de Minas da Marinha do Brasil, e afirma a Bahia como referência nacional em inovação marítima e tecnologias autônomas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.