Robinson Almeida propõe programa para abrir escolas nos fins de semana e transformar unidades em espaços sociais da comunidade

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária de Educação, Rowenna Brito, propondo a criação de um programa estadual que abra as escolas públicas nos fins de semana e durante o recesso escolar. A iniciativa tem como objetivo ampliar o uso social dos equipamentos educacionais, transformando as unidades em espaços comunitários multiuso, destinados a atividades educacionais, esportivas, culturais e recreativas.
Segundo Robinson, a escola pública deve ser vista como um ativo estratégico do Estado, capaz de ir além da função pedagógica tradicional. Ao utilizar estruturas já existentes — como quadras, auditórios, bibliotecas e laboratórios — o programa busca incentivar a convivência comunitária, fortalecer a formação cidadã e ofertar serviços culturais e esportivos em períodos em que os prédios costumam ficar subutilizados.
O deputado destaca que a proposta permite integrar projetos sociais, oficinas e ações de coletivos locais, fortalecendo vínculos territoriais e colaborando para a redução de indicadores de vulnerabilidade.
De acordo com Robinson: “A articulação pode envolver prefeituras, universidades, organizações da sociedade civil e grupos culturais, garantindo um uso qualificado e democrático da infraestrutura pública”.
Ele também lembra experiências bem-sucedidas no Brasil, como o programa Escola Aberta, do Ministério da Educação, que registrou impactos positivos na redução da evasão escolar, maior permanência dos estudantes e criação de ambientes protetivos para crianças, adolescentes e jovens.
A proposta, segundo o parlamentar, busca consolidar na Bahia uma política de educação para a cidadania que ultrapasse os limites da sala de aula.
Robinson afirmou: “A Bahia, que já se destaca pela expansão das escolas em tempo integral, pode avançar ainda mais ao institucionalizar esse modelo. Trata-se de fortalecer a escola como espaço de convivência, formação e cultura, com ganhos diretos para a comunidade”.
