Jogos Escolares 2025 são abertos e mobilizam estudantes da rede municipal de Camaçari

A meninada da rede pública municipal de Camaçari promete fazer bonito durante os Jogos Escolares 2025. Grande movimento de esporte, inclusão, pertencimento e celebração estudantil, a edição histórica foi lançada na tarde desta segunda-feira (17), marcando a retomada da iniciativa no município.
No evento de abertura, os alunos que participarão das competições desfilaram pelo ginásio da Cidade do Saber (CDS) e fizeram o juramento, compromissados pelo espírito esportivo. Também exaltando o sentimento festivo e de união, se apresentaram as bandas marciais Joana Angélica (BAMAJA) e do Centro de Educação Municipal de Camaçari (BAMCEMC), a Fanfarra Estudantil de Camaçari (FANESC) e a Banda Municipal de Camaçari (BAMUCA).
Promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), através da Coordenação de Esporte Educacional, os Jogos Escolares reunirão cerca de 4.500 estudantes de 45 unidades de ensino do município, entre alunos de 7 a 16 anos do Ensino Fundamental I e II, bem como adultos dos serviços de Educação Inclusiva.
Durante a abertura, o prefeito Luiz Caetano pontuou que este é um momento importante, ao enfatizar o compromisso com o esporte e a educação. “Estamos retomando os Jogos Escolares com animação total, e ver a alegria no rosto de cada estudante torna isso ainda melhor. O esporte exerce um papel fundamental na socialização, disciplina e tantos valores para nossos meninos e meninas. Estamos empenhados em ofertar o melhor em nossas escolas, o que se reflete também na série de requalificações feita nas unidades, para que sejam espaços modernos, alinhados ao crescimento da cidade. Isso traz mais oportunidade e possibilidade de realização de sonhos”, afirmou.
As disputas acontecem até o dia 9 de dezembro em diferentes espaços, como a CDS, o Centro Social Urbano (CSU), a Praça do Ponto Certo e escolas da rede, envolvendo 15 modalidades: futsal, handebol, voleibol, atletismo, baleado, xadrez, basquete, jogos eletrônicos (e-sports), tênis de mesa, dama, bocha, ginástica, dança, capoeira e corrida de rua.
Para o secretário de Educação, Márcio Neves, os Jogos Escolares são resultados de um olhar de atenção e carinho. “As escolas estão mais bonitas, mais alegres, com ginásios requalificados, entrega de materiais esportivos, e esta ação também é fruto desse compromisso, feito com responsabilidade social ao desenvolver saúde física e mental. Tudo isso será coroado com a 1ª Corrida da Educação, com a participação dos nossos estudantes”, disse.
Consolidando o papel da Educação Física como área fundamental para a formação integral dos estudantes, os Jogos promovem o desenvolvimento das dimensões corporais, cognitivas e
socioemocionais por meio da cultura corporal do movimento. A proposta está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular Municipal de Camaçari, priorizando práticas que valorizam o respeito à diversidade, a cooperação, a ética e a inclusão.
Entre os jovens atletas, Arthur Vinícius Conceição Veloso, 14 anos, aluno do 7° ano do Centro Educacional Tancredo Neves, competirá na modalidade de futsal. “Comecei a praticar esse ano, na escola, e estou animado para disputar os Jogos Escolares. Acho uma ação boa, em que a gente se diverte. Vou me dedicar ao máximo”, disse o garoto.
Já Ana Clara Leite, 13 anos, participará da disputa em diferentes modalidades. “Vou competir no atletismo, baleô e futsal. Estou bastante entusiasmada e vou jogar para ganhar”, enfatizou a aluna do 7° ano da Escola Municipal Helena Celestino de Magalhães.
Ao promover vivências lúdicas e esportivas, os Jogos ampliam as oportunidades de aprendizagem, fortalecem vínculos, valorizam os talentos dos estudantes, respeitando suas etapas de desenvolvimento, o contexto sociocultural e a efetiva inclusão. A iniciativa estimula crianças, adolescentes e jovens a diferentes linguagens de aprendizagem; oferece condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade; contribui para a melhoria da qualidade de vida; estimula hábitos saudáveis e o protagonismo infantojuvenil; incentiva o engajamento e a permanência escolar; e fortalece laços entre escola, comunidade e rede municipal.
Os Jogos Escolares 2025 são realizados em parceria com as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), de Cultura (Secult), e de Saúde (Sesau), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT).
Participam as escolas municipais Parque Verde, Santo Antônio, São Tomaz de Cantuária, Laurita Sousa Ribeiro, Denise Tavares, Cleusa Maria Carvalho Moreira, Anísio Teixeira, Santa Maria, Illay Garcia Ellery, Angiolina Teixeira de Souza, Manoel Mercês, Thomaz Camilo, Cosme de Farias, Eliza Dias de Azevedo, Yolanda Pires, Silvio Pereira Franco, Padre Paulo Maria Tonucci, Coqueiro de Arembepe, Rural Boa União, Açu da Capivara, Sônia Regina de Souza, Maclina Maria da Glória, Maria José de Matos, Reitor Edgard Santos, Nilza Lemos, Professor Luís Rogério, Helena Celestino de Magalhães, Virgínia Reis Tude, Caminho do Mar, Amélia Rodrigues, Joana Angélica, Ilda Leal Ulm da Silva (CAIC), Eustáquio Alves Santana e Edivaldo Boaventura.
Os Jogos também terão a participação de alunos dos centros educacionais Monteiro Lobato, Marquês de Abrantes, de Barra do Pojuca (CEBAP), Tancredo Neves, do Gravatá, e Paulo Freire; dos centros de Educação Municipal de Camaçari (CEMC) e Especial APAE de Camaçari; da Associação Pestalozzi de Camaçari; da Escola Especial do CAIC e do Centro Escolar Quilombola de Cordoaria.
Foto: Juliano Sarraf
