Operação Gatonet de volta a Lauro de Freitas: fios clandestinos serão retirados das ruas

 Operação Gatonet de volta a Lauro de Freitas: fios clandestinos serão retirados das ruas

Lauro de Freitas está entre os 17 municípios baianos que recebem, nesta semana, a Operação Gatonet, realizada pela Neoenergia Coelba. A ação, que segue até a próxima sexta-feira (28), tem como objetivo retirar cabos de internet e telefonia instalados de forma irregular nos postes, situação que provoca emaranhados de fios, poluição visual e até risco de incêndio.

Equipes técnicas da Coelba percorrem as principais vias do município, removendo caixas e equipamentos irregulares, principalmente de provedores que não possuem autorização para uso da estrutura. A ação é preventiva e busca garantir mais segurança para a população, além de organizar a fiação nas ruas.

Segundo a distribuidora, o gatonet é a principal causa de fios desordenados nas cidades e já provocou acidentes. Somente este ano, mais de 100 toneladas de cabos foram removidas pela Coelba em todo o estado. Além de Lauro de Freitas, a operação acontece simultaneamente em cidades como Salvador, Camaçari, Jequié, Juazeiro e Vitória da Conquista.

A Neoenergia Coelba disponibilizou um portal para que o cidadão verifique se a operadora de internet é regular e autorizada a instalar equipamentos nos postes. A orientação é clara: só contratar provedores regulamentados, que atendem aos critérios técnicos e de segurança.

Também há um canal exclusivo para que empresas irregulares possam se regularizar e evitar a retirada de seus cabos: [email protected].

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.