Educação de Lauro de Freitas celebra a marca de mais de 30 mil livros distribuídos e ações de incentivo à leitura

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), se aproxima do encerramento do calendário escolar de 2025 celebrando os avanços promovidos pela Diretoria de Biblioteca e Sala de Leitura. As ações fortaleceram o compromisso da gestão com o acesso à leitura, a valorização da literatura infantil e o incentivo à formação de leitores em todas as idades.
Entre os resultados alcançados, destacam-se a entrega de 10.600 livros de literatura infantil para as escolas da rede municipal e a implantação do Cantinho de Leitura em 55 unidades de Educação Infantil e Creches, espaços que estimulam o prazer pela leitura desde os primeiros anos escolares. Além disso, foram distribuídos 12.500 livros didáticos e 1.150 exemplares para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), adquiridos com recursos próprios, reforçando o compromisso com a inclusão educacional e o aprendizado contínuo.
De acordo com a diretora de Biblioteca e Sala de Leitura da SEMED, Valda Calixto Teixeira, o ano foi marcado por conquistas significativas. “Estamos ampliando o acesso aos livros, fortalecendo o hábito da leitura e promovendo ações que aproximam a escola da comunidade. Cada livro entregue representa uma oportunidade de transformação”, afirmou.
Para Daisy Maia, professora do grupo G4 da Escola Municipal Ismael Ornelas Farias, em Itinga, pequenas mudanças no espaço escolar ampliaram o interesse dos estudantes. “Transformar este espaço em um ambiente mais acolhedor e acessível aumentou muito o interesse das crianças pela leitura. Antes, era um cantinho fechado e restrito. No início do ano, decidimos criar um local onde as crianças realmente se sentissem à vontade, aconchegadas, e elas simplesmente amam. Temos horários específicos de leitura coletiva e individual, mas também deixamos o espaço aberto para que, ao terminar uma atividade, elas possam vir espontaneamente. Aqui na escola, elas têm acesso livre aos livros e à possibilidade de aprender coisas novas o tempo todo”, destacou.
Outro marco importante foi a destinação de 8 mil livros para doação e descarte responsável, realizada em parceria com a organização não governamental Associação Oportunidade e Ação (OPA), localizada no bairro de Vida Nova. Em 2025, também foi realizada a reativação da Biblioteca da PEC 3000, um espaço requalificado e voltado para o incentivo à leitura, à pesquisa e à oferta de cursos profissionalizantes. O local tornou-se um ponto de referência para estudantes, educadores e para toda a comunidade que busca, por meio da leitura, ampliar seus conhecimentos.
