Ivana Bastos lamenta quebra de acordo, mas garante: “temos maioria absoluta e vamos seguir com tranquilidade”

Nesta quarta-feira (26), a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos, comentou a suspensão da sessão plenária após um pedido de verificação de quórum feito ainda no primeiro expediente. Segundo ela, a oposição rompeu um acordo de convivência mantido há anos na Casa, já que a solicitação costuma ser feita apenas a partir da metade da tarde.
Ivana afirmou que nunca presenciou essa postura em seus quatro mandatos e destacou que os deputados chegaram no horário de costume, por volta das 15h. “Eu nunca vi verificação de quórum no primeiro expediente. Os deputados chegam sempre três e pouco da tarde. Semana que vem vamos começar a chegar às 14h40, a Casa abre às 14h45”, disse. A presidente lamentou que muitos parlamentares deixaram de viajar para suas bases por conta da sessão, que acabou derrubada.
Apesar do impasse, Ivana garantiu que a base governista tem maioria consolidada e que o trabalho seguirá normalmente. “Estamos muito tranquilos. A votação de hoje vai para a próxima semana. Nossa intenção é votar até o dia 17, mas, se necessário, podemos seguir até o fim do ano ou no início do próximo. É o jogo da política, e vamos seguir em frente com tranquilidade”, afirmou. Ela acrescentou que o gabinete já está adiantando os trabalhos e que, a partir de segunda-feira, o Plenário volta a se reunir às 14h45.
Ao ser questionada se esse movimento da oposição é um prenúncio do cenário de 2026, ano eleitoral, Ivana Bastos foi direta:
“Eu tenho certeza. Mas o governo tem maioria absoluta e estamos muito tranquilos. É o papel da oposição também. Na próxima semana, teremos um Plenário muito movimentado e quórum suficiente, não tenho dúvida disso.”
A presidente encerrou reforçando que a ALBA está preparada para avançar nas votações e que o ambiente político seguirá sob controle. “Vamos seguir em frente, com serenidade e respeito ao Parlamento”, concluiu.
