Oficina mobiliza usuários do CAPS II na criação de presépio natalino

 Oficina mobiliza usuários do CAPS II na criação de presépio natalino

Na manhã desta quinta-feira (27/11), usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Eduardo Alves de Araújo, localizado no Caji, participaram da construção coletiva de um presépio natalino. A ação, promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), integra atividades que fortalecem a criatividade, a convivência, a concentração e a expressão artística como forma de cuidado em saúde mental.

Nesta etapa da oficina terapêutica, os participantes se dedicaram à pintura dos personagens e elementos do presépio, produzidos anteriormente com técnicas de colagem utilizando papelão e papel, também conhecida como papel machê. Estas oficinas integram o processo terapêutico do CAPS e são parte essencial do cuidado psicossocial. Por meio de atividades como artesanato, pintura, música, culinária, rodas de conversa e dinâmicas de grupo, os usuários têm a oportunidade de expressar emoções, fortalecer vínculos sociais e desenvolver novas habilidades, ampliando a interação social, que é um dos pilares do tratamento e da reabilitação psicossocial.

Conduzindo o processo criativo, o professor Vinícius Coelho destacou como a atividade tem favorecido o engajamento dos participantes. “Tenho utilizado o papel como base porque é um material relaxante, que exige concentração e favorece o envolvimento no processo. A partir des-sa ideia, planejamos a construção de um presépio de Natal feito com colagens. Agora estamos na etapa da pintura, preparando as peças para que, no dia da festa interna do CAPS II, possamos montar um cenário bonito e feito pelos próprios usuários da unidade”, explicou.

Entusiasmado com sua participação, o usuário Djalma dos Santos, de 59 anos, morador de Itinga, comentou sobre o trabalho que vem realizando. “É muito bom participar dessa construção. Eu já faço outras atividades aqui, como pintura e desenho, mas essa é especial. Estou fazendo a bota do Papai Noel. Agora a tinta vai secar e depois eu continuo ajudando as meninas”, relatou, orgulhoso de sua produção.

O projeto reforça o caráter terapêutico e colaborativo das ações desenvolvidas no CAPS II, preparando a unidade para o período natalino de forma criativa, acolhedora e construída a muitas mãos.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.