“Vou cobrar, porque sou prefeita e a cidade precisa”, afirma Débora diante de Jerônimo Rodrigues

 “Vou cobrar, porque sou prefeita e a cidade precisa”, afirma Débora diante de Jerônimo Rodrigues

Durante a inauguração do Hospital Estadual Costa dos Coqueiros, realizada nesta quinta-feira (27) pelo governador Jerônimo Rodrigues, a prefeita Débora Regis, destacou a importância do novo equipamento de saúde para a população e aproveitando o momento para solicitar avanços em outras demandas essenciais do município.

Débora iniciou seu discurso ressaltando a dificuldade que os municípios enfrentam com a regulação de vagas e a necessidade de respostas mais rápidas aos pacientes. “A nossa cidade receber um hospital onde a gente sabe, governador, os prefeitos bem sabem o quanto é difícil a regulação. Porque como a gente está na ponta, a gente vê o sofrimento das famílias. Tenho certeza que, com essa novidade na Bahia, a gente vai conseguir dar um tempo resposta e também desafogar a regulação”, afirmou.

A prefeita, que está há 11 meses à frente do Executivo municipal, relembrou os desafios da gestão na área da saúde e reafirmou seu compromisso com a cidade onde nasceu e cresceu. Ela destacou que, mesmo com constantes investimentos, a demanda sempre aumenta. “Quanto mais se investe na saúde, mais demanda tem. Estou prefeita há pouco tempo e sei o quanto é difícil — a gente está sempre investindo e sempre é pouco, porque a demanda é muito grande”, pontuou.

Débora aproveitou a presença do governador para apresentar um pedido especial: a destinação da unidade da UAJE, localizada na Itinga e que está fechada desde 2019, para que seja transformada em um CAPS-IA voltado ao atendimento de crianças atípicas. “Gostaria de pedir, encarecidamente, governador, que esse equipamento fosse doado ao município para instalar o CAPS-IA. Temos uma demanda muito grande na nossa cidade. Tenho certeza que o senhor terá esse olhar sensível, porque não podemos deixar um equipamento público sem utilidade”, afirmou.

Além da área da saúde, a prefeita sinalizou que pretende discutir com o governo estadual temas relativos à mobilidade urbana, especialmente os impactos da Estrada do Coco e da região metropolitana no trânsito de Lauro de Freitas. Ela defendeu que apenas com a articulação entre os governos municipal, estadual e federal será possível viabilizar obras estruturantes para aliviar os gargalos viários.

Débora também citou as fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana e agradeceu a resposta imediata do governo do estado. “Quando é para criticar, a gente precisa criticar, mas quando é para parabenizar, a gente também precisa parabenizar. O governador me ligou na sexta-feira à noite e mandou a Defesa Civil. A resposta foi muito rápida”, destacou, agradecendo também à secretária Roberta pelo apoio na saúde durante o período das chuvas.

Ao encerrar sua fala, a prefeita reforçou a necessidade de união acima das disputas políticas. Segundo ela, o momento é de trabalho: “O palanque político é em 26. Agora, Débora e o governador precisam andar de mãos dadas para trabalhar 24 horas para o povo de Lauro de Freitas.”

A inauguração do Hospital Costa dos Coqueiros marca um novo capítulo na saúde pública do município e reforça a importância do diálogo entre as esferas de governo para garantir atendimento digno à população.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.