Investimentos em segurança levam Bahia ao menor número de mortes violentas em 13 anos

O mês de novembro de 2025 marcou um importante avanço na segurança pública da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o estado registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 13 anos, resultado direto das megaoperações de asfixiamento financeiro das facções e do reforço no patrulhamento em áreas estratégicas.
Foram contabilizadas 273 mortes violentas, uma queda expressiva de 28% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 379 ocorrências entre homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, esse desempenho reflete “a dedicação incansável de todos os homens e mulheres das Forças Policiais da Bahia”. Ele lembrou que o estado vem mantendo uma tendência contínua de redução: 6% em 2023 e 8,2% em 2024.
Werner também destacou o investimento do governo estadual na estrutura de segurança: mais de 6 mil policiais e bombeiros contratados nos últimos dois anos e a chegada de 2 mil novos PMs já na próxima sexta-feira (5). Além disso, houve duplicação do efetivo do Departamento de Polícia Técnica, e para 2026 está previsto um novo concurso com 750 vagas para delegados, escrivães e investigadores.
O resultado reforça a estratégia do governo em fortalecer o combate ao crime organizado e ampliar ações de prevenção e investigação em todo o estado.
