Com presença da prefeita Débora, 6ª edição do Lauro Fila Zero começa com estrutura ampliada no Quingoma

 Com presença da prefeita Débora, 6ª edição do Lauro Fila Zero começa com estrutura ampliada no Quingoma

Na manhã desta quarta-feira (3/12), a prefeita Débora Regis acompanhou de perto o primeiro dia de atendimentos da 6ª edição do Programa Lauro Fila Zero no Quingoma, instalada nas imediações da Estrada 2200-3060, no Jardim Castelão, próximo ao restaurante Terraço Mineiro. A presença da gestora marcou o início de mais uma etapa da iniciativa, que leva serviços de saúde diretamente para perto das comunidades com maior demanda reprimida. O programa, promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, reforça o compromisso da gestão em ampliar e facilitar o acesso da população a exames, consultas especializadas e procedimentos médicos, contribuindo para a redução das filas de espera e promovendo mais resolutividade na rede municipal de saúde.

Durante a visita, a prefeita explicou a decisão de realizar uma edição extra do programa no território, após a passagem da ação por Vida Nova, que também atendeu moradores da localidade. “Essa é uma edição extra no Quingoma, porque sabemos que o posto de Vida Nova atende também essa comunidade. Quando fizemos a edição em Vida Nova, conseguimos atender algumas pessoas daqui, mas percebemos que não foi suficiente. Era necessário retornar ao Quingoma para contemplar todo o território. Sabemos da importância do Fila Zero e que muitas pessoas aguardam há dois, três, quatro anos por uma ultrassonografia. Hoje é o momento para elas saírem daqui atendidas”, afirmou Débora Regis.

A estrutura montada para a ação conta com duas carretas totalmente equipadas e oito consultórios instalados em área complementar, garantindo um atendimento completo aos moradores. Entre os serviços disponíveis estão ultrassonografias em várias especialidades, exames oftalmológicos, eletrocardiograma, MAPA, Holter, exames laboratoriais e raio-X. Além disso, a equipe da Regulação Municipal está no local realizando a marcação imediata de consultas, exames e procedimentos, incluindo colonoscopia, tomografia de crânio e outros atendimentos que não são realizados diretamente no Fila Zero, mas que podem ser garantidos a partir da ação.

Serão atendidos no local moradores do Jardim Castelão, além das comunidades de Quingoma de Dentro e Quingoma de Fora, ampliando o alcance da iniciativa para toda a região. Moradores que participaram da ação celebraram o atendimento. Ângela Galvão, de 42 anos, falou com entusiasmo da ação que já era esperada pelos moradores da comunidade, que há anos aguardavam por alguns dos exames ofertados. “Hoje fui à oftalmologista, fiz exames de laboratório e raio-X. Já estava esperando há um tempo e, graças a Deus, veio na hora certa. Só temos a agradecer, porque é muito difícil conseguir pela regulação. A gente espera e nunca consegue, e agora tive essa oportunidade”, disse.

O morador Nelson Souza Dias, de 76 anos, também comemorou a oportunidade. “Fiz raio-X, exames laboratoriais e abdômen total. Estava esperando há algum tempo. Aqui ficou mais perto de casa. Agora vou voltar para fazer o ecocardiograma”, relatou. Na oportunidade, a secretária de Saúde, Elba Brito, destacou que o Fila Zero tem cumprido seu papel de reduzir a demanda reprimida e levar cuidado de forma mais próxima à população.

“O Fila Zero é uma estratégia que chega onde a população mais precisa. Estamos trazendo exames, consultas e regulação para perto das pessoas, garantindo resolutividade e cuidado integral. Nosso objetivo é que ninguém volte para casa sem sua demanda encaminhada ou resolvida. O Quingoma estava no nosso radar e hoje estamos aqui para assegurar que a comunidade seja acolhida e atendida com qualidade”, ressaltou.

Também estiveram presentes no primeiro dia de ação, os secretários municipais de Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial, Majorerie Mendes; de Administração (SECAD), Tássio Lima; a secretária-chefe de Gabinete, Fátima Barbosa; o deputado estadual Pedro Tavares; além de profissionais da saúde envolvidos na realização do programa.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.