Mutirão do INSS antecipa benefícios e atende crianças atípicas em Lauro de Freitas

Esta sexta-feira (5/12) foi marcada por um importante avanço na garantia de direitos das famílias de Lauro de Freitas. O município recebeu uma edição do Projeto Inclusão INSS, iniciativa que reúne, em um único espaço, atendimentos especializados para emissão de laudos necessários ao acesso de benefícios previdenciários destinados a crianças atípicas. A ação do Governo Federal foi capitaneada pela Prefeitura de Lauro de Freitas que, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), cuidou de toda a logística operacional para que a atividade acontecesse.
O mutirão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi realizado na Escola Municipal Enock Amaral, no Parque Jockey Club. Estiveram à frente dos atendimentos dois peritos médicos do órgão, três assistentes sociais e uma equipe administrativa com cinco servidores. Cada família era acolhida logo na chegada, passava pela triagem e seguia para a avaliação social ou perícia, conforme a necessidade. Nesta ação foram atendidas 66 famílias, que se aprovadas nas avaliações terão acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
De acordo com a secretária de Educação, Tamires Andrade, “Essa iniciativa demonstra, na prática, o compromisso da gestão com a inclusão e com o cuidado integral das nossas crianças. Quando aproximamos os serviços das famílias e reduzimos barreiras burocráticas, garantimos mais dignidade e ampliamos o acesso a direitos. É uma alegria imensa ver tantas mães saindo daqui com a certeza de que seus filhos terão o suporte necessário para continuar se desenvolvendo”, disse.
O coordenador da ação pelo INSS, Fábio Eduardo da Silva, explicou que o objetivo central do projeto é antecipar atendimentos que, normalmente, demorariam quase um ano para acontecer. “Muitas crianças aqui hoje só seriam atendidas em julho ou agosto de 2026. Com a parceria firmada com os municípios, conseguimos antecipar a análise administrativa, a perícia médica e a avaliação social. Além disso, buscamos oferecer um atendimento mais humanizado, com acolhimento para as famílias, brinquedos e atividades para as crianças enquanto aguardam. Aqui em Lauro de Freitas estamos atendendo cerca de 66 famílias, e nossa intenção é que elas já iniciem o próximo ano com o benefício garantido”, explicou Silva.
Quem aguardava ansiosa pelo atendimento era a dona de casa Lucineia Batista Santos, de 38 anos, moradora do bairro da Itinga, mãe atípica do pequeno João, de 4 anos. “Eu fui pega de surpresa com a convocação aqui na escola, mas foi uma surpresa boa. Saber que os direitos do meu filho serão assegurados não tem preço. A iniciativa da prefeitura foi nota 10, a escola é um ambiente lúdico para ele, enquanto eu aguardo ele está brincando e se divertindo, e o melhor é que está sendo rápido o atendimento”, disse Lucineia.
O evento também foi prestigiado pelo deputado federal Léo Prates, um dos principais articuladores para a realização da ação do INSS no município, além do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Raimundo, popularmente conhecido como Juca, e do vereador Marcos José, popular Coca Branco, que acompanharam de perto os atendimentos às famílias e reforçaram a importância da iniciativa para a inclusão e proteção social das crianças atípicas.
