Bahia lança “Baralho Lilás” para reforçar a caça a foragidos por crimes contra mulheres

O Governo da Bahia apresentou, nesta sexta-feira (12), o Baralho Lilás, uma iniciativa inédita no país voltada ao fortalecimento do enfrentamento à violência contra a mulher. O lançamento ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e dos secretários da Segurança Pública, Marcelo Werner, e de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore.
Desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) em parceria com a SPM, o Baralho Lilás reúne 16 foragidos da Justiça investigados por crimes cometidos contra mulheres na capital, na Região Metropolitana de Salvador e em municípios do interior do estado. As cartas com os procurados ficam disponíveis no site oficial do Disque Denúncia (https://disquedenuncia.ssp.ba.gov.br).
A população pode colaborar com informações de forma anônima pelo telefone 181, canal da SSP. De acordo com Marcelo Werner, a iniciativa amplia a rede de proteção ao integrar ações estruturantes já em curso, como a transformação da Operação Ronda Maria da Penha em Batalhão de Proteção à Mulher, com reforço de efetivo e de recursos, e a criação do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) na Polícia Civil.
O secretário destacou ainda que, nos últimos três anos, foram inauguradas 20 Delegacias e Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (DEAMs e NEAMs), além de Salas Lilás, para garantir acolhimento mais humanizado às vítimas.
Também participaram do evento os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronéis Antônio Carlos Magalhães e Aloísio Mascarenhas; o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana; o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Osvaldo Silva; e representantes das forças policiais.
