Prefeitura de Lauro de Freitas leva palestra do Dezembro Vermelho à empresa Zopone Engenharia

 Prefeitura de Lauro de Freitas leva palestra do Dezembro Vermelho à empresa Zopone Engenharia

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou uma palestra educativa sobre prevenção ao HIV vírus da imunodeficiência humana e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para colaboradores da empresa Zopone Engenharia. A atividade, que faz parte da programação do Dezembro Vermelho, contou com a participação das equipes da Vigilância Epidemiológica (VIEP) e do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), que também realizou testagens rápidas no local. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (11/12).

A palestra foi ministrada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VIEP), Flaviana Pereira, que apresentou informações completas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das ISTs. Ela abordou temas essenciais como HIV/AIDS, Sífilis, Hepatites Virais, além das estratégias de prevenção como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP), uso de preservativos e a importância da testagem regular.

Flaviana, destacou a importância da prevenção combinada e da ampliação do acesso à informação. “Abordamos a principal estratégia priorizada pelo Ministério da Saúde, que é a prevenção combinada, que reúne diversas tecnologias e métodos, incluindo testagem anual, vacinação contra hepatite B e HPV, PEP, PrEP, preservativos, gel lubrificante e o acesso ao tratamento. A pessoa que usa o antirretroviral regularmente e fica indetectável, ela não transmite o HIV. Testar é saber, saber cuidar: quem testa tem acesso ao tratamento, e quem trata não continua transmitindo o vírus”, pontuou.

Durante a explanação, também foi explicado como o HIV é transmitido e como não é transmitido, reforçando cuidados necessários e quebrando mitos que ainda alimentam o preconceito. Além da evolução da ciência e dos tratamentos, que em sua maioria é feito com apenas dois comprimidos ao dia.

Para a auxiliar administrativa, Isabel Bastos, que solicitou essa ação, a presença das equipes da saúde foi fundamental para ampliar o conhecimento dos funcionários. “Foi muito importante esse contato, porque aqui é uma área voltada para obras, então o pessoal viaja muito. O objetivo foi trazer essas pessoas para ter mais conhecimento sobre prevenção e tratamento. Também buscamos quebrar um pouco o preconceito em relação ao assunto e deixar todos mais instruídos. Aproveitamos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) para expor esse tema e ajudar os funcionários com informações de prevenção contra o HIV” finalizou.

Os testes para HIV, sífilis e hepatites virais podem ser realizados durante todo o ano, tanto nas unidades de saúde do município quanto no CTA/SAE, garantindo acesso contínuo ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento especializado. Já a PEP está disponível nas unidades de urgência e emergência e no próprio CTA, sendo uma medida fundamental para situações de risco recente. E a PrEP pode ser iniciada nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no CTA, ampliando as possibilidades de prevenção e cuidado para a população.

As ações do Dezembro Vermelho continuam ao longo de todo o mês, com atividades nas unidades de saúde e ações itinerantes em diversos pontos do município, reforçando o compromisso da gestão com a prevenção, o cuidado e a promoção da saúde.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.