Chegada do metrô ao Campo Grande gera expectativa e promete revitalizar região histórica de Salvador

Moradores, trabalhadores, comerciantes e estudantes do Campo Grande, em Salvador, vivem a expectativa pela chegada do metrô à região. A previsão é que as obras tenham início em 2026, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), marcando mais um avanço na mobilidade urbana da capital baiana.
A expansão do sistema metroviário deve impulsionar a revitalização de uma área estratégica da cidade, que concentra importantes equipamentos culturais, como o Teatro Castro Alves, a Concha Acústica e museus, além de instituições de ensino e unidades de saúde. A proposta é facilitar o deslocamento e ampliar o acesso da população a esse polo histórico e cultural.
Morador da região há mais de 50 anos, o administrador de condomínios Darcílio Gouveia comemora a possibilidade de utilizar o metrô no dia a dia. “Será uma economia de tempo e dinheiro inacreditável. Faço esse trajeto com frequência e gasto muito mais com combustível, além do estresse dos congestionamentos”, afirma.
A expectativa também é positiva entre comerciantes locais. Proprietário do tradicional Sebo Graúna, Índio relata que acompanhou a redução do fluxo de pessoas no Campo Grande ao longo dos anos. “A pandemia contribuiu, mas tivemos também decisões equivocadas, como o corte de linhas de ônibus, que dificultaram o acesso à região”, observa. Segundo ele, o novo trecho do metrô pode ajudar a reverter esse cenário em uma área com forte vocação cultural, educacional e de serviços de saúde.
Além disso, o Campo Grande é palco de eventos cívicos e culturais importantes, como as celebrações do 2 de Julho, o 7 de Setembro e o circuito do Carnaval. Para Darcílio, o metrô vai facilitar o acesso da população a essas atividades e fortalecer a ocupação dos espaços públicos.
De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a ampliação do metrô, assim como a implantação do VLT, integra o projeto Nova Bahia, que prevê investimentos sociais e em infraestrutura. “O objetivo do nosso governo é trabalhar para melhorar a vida do povo baiano”, destacou.
