Caminhada Cor da Cidade reúne cultura e mobilização contra o racismo em Lauro de Freitas
A 19ª edição da Caminhada Cor da Cidade foi realizada neste sábado (13/12) com o objetivo de reforçar a luta pela igualdade racial e o enfrentamento ao racismo. O evento reuniu grupos culturais e moradores que percorreram as ruas do bairro de Itinga, promovendo reflexão sobre a necessidade permanente de combater todas as formas de discriminação e preconceito racial.
Com saída da Praça Oscar Moreira, no Terraplac, e chegada ao Largo do Caranguejo, a caminhada foi promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das secretarias da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR) e de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), em parceria com a Posse de Conscientização e Expressão (PCE). A prefeita Débora Regis participou da mobilização ao lado de representantes da gestão municipal.
De acordo com a prefeita, a iniciativa reafirma o compromisso da administração com políticas públicas voltadas à igualdade racial. “Essa caminhada reforça o compromisso da nossa gestão com a igualdade racial e o combate ao racismo. É por meio dessas políticas públicas efetivas que garantimos que a voz, a força e o futuro da juventude negra sejam valorizados e protegidos em Lauro de Freitas”, afirmou.
De acordo com a secretária da SEMPADHIR, Margeorie Mendes, a atividade simboliza a defesa da paz, do respeito e da união. Já o superintendente de Igualdade Racial da pasta, Vitor Valmor, ressaltou a importância de políticas públicas voltadas à cultura, ao esporte e à educação para garantir a proteção e o fortalecimento da juventude negra. Presente no evento, a professora Rejane Silva destacou a relevância da caminhada para dar visibilidade e fortalecer a voz do povo negro. A ação contou ainda com o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana (SEMOB), Saúde (SESA) e Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), e integrou a programação do Novembro Negro no município.
