“Essa conta da oposição não é verdadeira”, rebate Rosemberg sobre empréstimos

 “Essa conta da oposição não é verdadeira”, rebate Rosemberg sobre empréstimos

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto, fez um balanço das atividades legislativas de 2025 na manhã desta segunda-feira (22) e subiu o tom contra as críticas da oposição aos pedidos de operações de crédito do governo estadual. Em conversa com a imprensa, no gabinete, o parlamentar classificou os ataques como desinformação e reforçou que a Bahia mantém uma das situações fiscais mais confortáveis do país.

De acordo com Rosemberg, dados técnicos comprovam que o comprometimento da capacidade de endividamento do Estado é de apenas 0,33%, percentual muito inferior ao de unidades como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que operam próximas ao limite legal. Para ele, a estratégia da gestão do governador Jerônimo Rodrigues não é ampliar dívida, mas reequilibrar as contas públicas.

“O Estado não fez essa operação para receber dinheiro novo. Nós fizemos para sair de um endividamento com juros mais altos e prazo curto. Encontramos uma linha com juros menores, quitamos a dívida antiga e alongamos o prazo. Ou seja, estamos fazendo uma operação financeira em que o Estado está ganhando”, explicou Rosemberg.

O líder governista também rejeitou a narrativa de falta de transparência ou diálogo com a oposição. “Na conta da oposição isso aparece como empréstimo, mas não é. Dizer ‘eu não sabia’ não é verdade. Eu converso com deputados da oposição e do governo e explico todas essas questões técnicas antes das votações”, pontuou, destacando que os esclarecimentos são apresentados e debatidos de forma aberta no Legislativo.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.