Resultados de 2025 reforçam nova fase da educação municipal

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), encerra o ano de 2025 com resultados expressivos em diversas áreas da gestão educacional. O balanço anual da pasta evidencia melhorias estruturais, avanços pedagógicos, ampliação de oportunidades e fortalecimento de políticas públicas que garantem acesso, permanência e aprendizagem para os mais de 25 mil estudantes da rede municipal.
Para o ano letivo de 2025, a rede ofertou 29.482 vagas, das quais 25 mil matrículas foram efetivadas, representando 84,78% de ocupação. O saldo de 4.578 vagas remanescentes confirma que a ampliação da oferta atendeu à demanda local.
No eixo da infraestrutura, foram instalados 80 novos bebedouros e climatizadas 17 escolas, com a implantação de 244 aparelhos de ar-condicionado. Todas as unidades receberam intervenções hidráulicas, elétricas e de telhado, além de manutenção preventiva no início da gestão. Ao todo, 2.330 cadeiras universitárias foram recuperadas, assim como kits infantis de mesas e cadeiras que estavam sem uso. A renovação do mobiliário também avançou, com a aquisição de 3 mil novos itens essenciais ao funcionamento das unidades escolares. Outra conquista foi a reativação do Almoxarifado Central.
No campo pedagógico, foram realizados em 2025 um dos maiores ciclos de formação continuada da rede, totalizando 158 encontros formativos, distribuídos em 129 encontros teóricos e práticos, com saídas de campo e visitas técnicas, oficinas e seminários, beneficiando professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas da educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
A participação dos estudantes em avaliações externas e iniciativas nacionais também foi um dos destaques do ano. 5.858 alunos da rede municipal estiveram presentes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e no Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE).
A gestão também celebra os resultados alcançados pelos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira (OBMF), uma medalha de ouro e uma medalha de bronze, além de três alunos reconhecidos com Honra ao Mérito. Na Língua Inglesa, estudantes também se destacaram com premiações em todas as categorias. Aprovados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) 18 alunos da rede municipal de ensino, em cursos técnicos dos campus de Lauro de Freitas e Salvador.
No transporte escolar, foram renovados 32 novos ônibus, totalizando 45 veículos escolares que beneficiam aproximadamente 4 mil nos turnos matutino, vespertino e noturno, distribuídos em 35 rotas.
A distribuição de materiais didáticos também registrou avanços significativos. A rede recebeu e entregou 30 mil livros didáticos e paradidáticos, ampliando o acesso a conteúdos atualizados e adequados a cada etapa de ensino. Entre os destaques, estão 10.600 livros de literatura infantil destinados às escolas municipais e a implantação de Cantinhos de Leitura em 55 unidades de educação infantil e creches. Além disso, foram distribuídos 12.500 livros didáticos e 1.150 exemplares para estudantes da EJA, adquiridos com recursos próprios, fortalecendo a política de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.
No âmbito da alimentação escolar, a rede serviu cerca de 6 milhões de refeições ao longo do ano de 2025, assegurando segurança alimentar e nutricional. A merenda inclusiva também avançou, com a oferta de 45.600 refeições especiais para estudantes com restrições alimentares, atendendo a necessidade alimentar de 76 alunos laudados.
Educação Inclusiva: qualificação e humanização tem sido uma política pública adotada pela nova gestão através do Núcleo de Apoio Educacional Multidisciplinar (NAEM). As salas de Recursos Multifuncionais atenderam 562 estudantes em 22 unidades, com destaque para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que representou 52,48% dos atendimentos, seguido pela Deficiência Intelectual (20,92%). A rede também acolheu estudantes com deficiências múltiplas, auditiva, física, visual, além de transtornos de comunicação e comportamento.
Ao longo de 2025, 2.500 alunos participaram de atividades extraclasse como a visita ao Patati Patatá Circo Show, visitas ao Parque Ecológico de Vilas, ao Parque das Dunas, à FliLauro, ao Projeto Tamar e à Fenagro enriqueceram o processo educativo dos estudantes.
A diretoria de esporte festeja a adesão de 2.220 estudantes praticantes de diversas modalidades esportivas disponíveis para as crianças e jovens da rede. Desse total, 275 alunos possuem algum tipo de deficiência. Projetos parceiros como Instituto CCR e Mercado Livre, ajudam na manutenção dessas atividades que promovem inclusão, saúde, disciplina e formação cidadã no ambiente escolar.
A SEMED, avançou de forma significativa na composição do quadro profissional da rede ao longo de 2025, com a renovação de contratados via REDA. Ao todo, foram chamados 366 profissionais para o ensino fundamental e 330 para a educação infantil.
Êxito nas mesas de negociação entre a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Sindicatos dos Trabalhadores em educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF), que resultou em avanços significativos na valorização dos profissionais da rede municipal de ensino. Entre as principais conquistas estão a apresentação do reajuste do piso salarial em 4,88% e a garantia de 50 licenças-prêmio, e retomada formal da mesa permanente de negociação, com a participação ativa do sindicato e conselhos educacionais. O diálogo institucional também possibilitou a criação de comissões mistas e paritárias para tratar de pautas históricas da categoria, como a Comissão Paritária destinada à avaliação da situação funcional dos professores concursados de 1988 e a Comissão Mista para análise técnica das demandas relacionadas à licença para tratamento de saúde e readaptação, fortalecendo a construção coletiva de soluções com segurança jurídica e responsabilidade administrativa.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESA), o Programa Saúde na Escola (PSE), promoveu ao longo do ano 4.897 atendimentos para estudantes da rede com atividades que envolveram saúde bucal, nutrição, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, atividade física, prevenção da obesidade, avaliação antropométrica, prevenção de acidentes e distribuição de kits de higiene.
A gestão celebrou no início deste mês de dezembro a formatura de 266 estudantes participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) desenvolvido pela Polícia Militar da Bahia em parceria com as escolas da rede municipal. Os avanços alcançados em 2025 na área de educação pela Prefeitura de Lauro de Freitas refletem planejamento, responsabilidade e investimento contínuo em pessoas, infraestrutura e práticas pedagógicas inovadoras.
