Matrícula de novos estudantes da rede estadual é aberta nesta segunda-feira (12) com prioridade para Pessoas com Deficiência (PCDs)

 Matrícula de novos estudantes da rede estadual é aberta nesta segunda-feira (12) com prioridade para Pessoas com Deficiência (PCDs)

A rede estadual de educação da Bahia inicia, nesta segunda-feira (12), a matrícula para novos estudantes. O processo foi iniciado com matrícula prioritária para Pessoas com Deficiência (PcDs) e deve ser realizado, exclusivamente pela internet, por meio da plataforma ba.gov.br. As matrículas vão seguir um cronograma de escalonamento, que vão até o dia 20 de janeiro.

Segundo a secretária da educação, Rowenna Brito, cerca de 800 mil estudantes devem se matricular na rede estadual este ano no ensino regular, profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Nossa matrícula começou, na verdade, em novembro, quando a rede estadual fez a renovação da matrícula dos estudantes veteranos. Agora, a gente abre para quem não é da rede estadual e priorizamos no calendário Pessoas com Deficiência (PCDs)”, explicou.

No cronograma, estudantes com matrícula ativa poderão realizar transferência para outras unidades escolares a partir desta terça-feira (13). O escalonamento segue para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental dos dias 14 a 16 de janeiro, com oferta destinada apenas a estudantes da rede pública municipal cujas escolas não tenham a série seguinte.

A organização busca ordenar a demanda e evitar sobrecarga no sistema, de acordo com a Secretaria da Educação (SEC). As matrículas para novos alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional serão nos dias 19 e 20 de janeiro. “Todo mundo está vendo a revolução que estamos fazendo na educação pública. Agora temos educação integral, estruturas físicas incríveis, com conforto térmico, laboratórios, equipamentos esportivos para a gente garantir a melhor educação integral, profissional, e de jovens e adultos. Nossa rede está totalmente reestruturada”, acrescentou Rowenna.

Este ano, serão ofertadas 100 mil novas vagas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM); para o Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Subsequente (PROSSUB); e para a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional na Bahia (EjaEPTBahia). Ao todo, serão 91 cursos disponibilizados por 591 unidades escolares em todo estado.

Passo a passo

Para realizar a matrícula, o responsável ou estudante deve acessar o site ou o aplicativo ba.gov.br, disponível para Android e iOS, efetuar login ou criar um cadastro, e buscar pelo serviço “Matrícula Escolar”. Nesta seção, serão preenchidos os dados do estudante, como nome completo, data de nascimento e CPF, selecionado o município e a unidade escolar, conforme a disponibilidade de vagas, e finalizada a solicitação.

Ao concluir o processo, o sistema vai gerar um protocolo, que deve ser salvo ou impresso. O comprovante é a confirmação da matrícula e pode ser solicitado, posteriormente, pela unidade escolar, que também informará sobre a entrega de documentação complementar.

Canais de atendimento

Dúvidas sobre o procedimento podem ser esclarecidas pelos telefones 0800 071 5353 ou 4020-5353, canais de atendimento disponibilizados para orientar pais, responsáveis e estudantes durante o período de matrícula.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.