Lavagem do Bonfim conta com megaesquema de segurança e mais de 2,1 mil agentes, afirma Marcelo Werner

Durante a tradicional Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (15), o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou o forte esquema montado para garantir a tranquilidade, a paz e a segurança dos milhares de fiéis, baianos e turistas que participaram do cortejo religioso.
De acordo com Marcelo Werner, desde as primeiras horas do dia foi ativado o Centro Integrado de Comando e Controle, funcionando a partir do Comando de Operações de Inteligência, com a atuação conjunta de mais de 20 órgãos municipais, estaduais e federais acompanhando todo o percurso da festa.
“É um dia de festejar, de celebrar, um dia de fé. A Lavagem do Bonfim reúne uma grande quantidade de fiéis, baianos, baianas e turistas, e para isso garantimos uma operação integrada desde o início do dia”, afirmou o secretário.
Ainda de acordo com Werner, mais de 2.100 policiais militares, civis e bombeiros atuaram ao longo de todo o trajeto, com estruturas montadas estrategicamente para atender o público que participou do percurso a pé ou correndo. O secretário ressaltou também o uso intensivo da tecnologia como aliada da segurança.
Foram instaladas mais de 50 câmeras ao longo do circuito, além do uso de drones e da atuação de equipes veladas da Polícia Civil, monitorando o evento do início do cortejo até a chegada do último fiel à Colina Sagrada.
“O acompanhamento acontece desde a saída até a última pessoa no Bonfim. Todo esse aparato é para garantir um dia de paz, tranquilidade e, acima de tudo, segurança para todos que participam desse momento tão importante para o povo baiano”, completou Marcelo Werner.
A Lavagem do Bonfim é uma das maiores manifestações religiosas e culturais da Bahia, reunindo fé, tradição e identidade, com o reforço das forças de segurança para assegurar que a celebração ocorra de forma tranquila.
