Prefeitura faz balanço final dos atendimentos e ações da saúde na Mica Lauro 2026

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), divulgou nesta segunda-feira (19/1), o balanço final dos atendimentos e ações realizadas durante os três dias da Mica Lauro 2026, que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de janeiro. Durante o evento, foi montada uma ampla estrutura de assistência, prevenção e vigilância em saúde, garantindo atendimento rápido, segurança e acolhimento aos foliões, ambulantes e moradores da cidade.
Ao longo dos três dias de festa, foram registrados 58 atendimentos de saúde, sendo 35 atendimentos realizados no Posto de Saúde Avançado instalado no circuito Duzinho Nery e 23 atendimentos prestados pelas unidades móveis (ambulâncias).
Entre as principais ocorrências atendidas pelas equipes de saúde estiveram: náusea e vômitos, tontura e mal-estar inespecífico, pico hipertensivo/hipertensão arterial, crise de ansiedade e estresse, dor osteomuscular, curativos simples e complexos, incluindo suturas, traumas leves, como quedas e contusões, exposição a gás de pimenta, crise convulsiva (caso isolado) e traumatismo cranioencefálico leve (TCE). Do total de atendimentos, 9 pacientes necessitaram de transferência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nelson Barros, para avaliação e cuidados complementares.
O Posto do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) teve atuação fundamental durante o evento, fortalecendo as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ao todo, foram realizados 420 testes rápidos, 400 autotestes entregues aos usuários com orientação prévia das equipes de saúde, garantindo informação adequada sobre o uso correto, interpretação do resultado. Além disso, foram distribuídos insumos de prevenção em grande escala: 28.200 preservativos masculinos, 900 preservativos femininos, 6.000 unidades de gel lubrificante, 7.000 materiais educativos com foco na prevenção ISTs.
O Vacimóvel esteve presente durante os dias de festa, realizando 47 atendimentos e aplicando 71 doses de vacinas, ampliando o acesso da população aos serviços de imunização. Em alusão ao Janeiro Branco, campanha dedicada à promoção da saúde mental, foram distribuídos 2.000 folhetos informativos. Já nas ações de conscientização sobre o combate ao abandono animal, foram entregues 2.000 ventarolas com orientações educativas ao público.
A Superintendência de Vigilância à Saúde atuou de forma intensiva durante a Mica Lauro. Ao todo, 200 ambulantes foram orientados sobre boas práticas de higiene, manipulação de alimentos e condições sanitárias para a comercialização de alimentos e bebidas. As equipes também realizaram vistorias e fiscalizações.
Durante o período festivo, foi registrado um acidente de trabalho com exposição biológica, com imediata abertura de profilaxia pós-exposição (PEP), realização de testagem rápida e devida notificação, conforme os protocolos do Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o conjunto de ações desenvolvidas durante a Mica Lauro 2026 demonstra o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde, a prevenção de agravos e a segurança da população, garantindo que a festa acontecesse de forma organizada, responsável e com cuidado integral à vida.
