Conta de água da Embasa ganha novo layout com PIX e nota fiscal eletrônica a partir de janeiro

A conta de água e esgoto da Embasa passou por mudanças e começou a chegar aos baianos com novo layout neste mês de janeiro. A fatura agora traz mais recursos de segurança, transparência e praticidade, incluindo pagamento via PIX por QR Code e acesso direto à nota fiscal do serviço, em conformidade com as novas exigências da legislação tributária.
De acordo com o gerente de relacionamento com os usuários da Embasa, João Ricardo Souza, a atualização foi necessária para adequação às normas da reforma tributária. “As contas de água e esgoto sofreram alterações no layout para ficarem compatíveis às novas exigências da legislação. Elas passaram a ser documentos auxiliares de nota fiscal eletrônica”, explicou.
Com a mudança, a fatura passou a ser identificada como DUNF (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Na parte superior do documento, o consumidor encontra um QR Code que direciona para o ambiente da Receita Federal, onde é possível acessar a nota fiscal referente aos serviços de água e esgoto. Já o QR Code para pagamento via PIX aparece na parte inferior da conta, agora posicionado no lado esquerdo.
Outra novidade é a identificação mais visível do CNPJ da Embasa e do Citibank, instituição financeira responsável pela arrecadação das faturas, medida que reforça a segurança no momento do pagamento.
João Ricardo Souza também faz um alerta aos consumidores para evitar golpes. “É fundamental conferir, no momento do pagamento, se o recebedor é o CNPJ da Embasa e se o banco informado é o Citibank. Essa checagem simples ajuda a evitar fraudes”, destacou. Ele recomenda ainda que os clientes utilizem apenas os canais oficiais da empresa para acessar suas contas.
Para conferir como ficou o novo modelo da fatura, os consumidores podem acessar o site www.embasa.ba.gov.br. Nas redes sociais da empresa, especialmente no Instagram @embasaoficial, também está disponível um vídeo explicativo com todos os detalhes sobre a nova conta.
