Programa leva serviços essenciais para comunidade de Itinga em ação integrada com a Prefeitura de Lauro de Freitas

Com o objetivo de facilitar o acesso a direitos fundamentais, a Prefeitura de Lauro de Freitas, em parceria com o Governo do Estado, realizou, nesta quinta-feira (29/1), mais uma edição do programa “Corra pro Abraço”. A ação transformou a Praça da Mulher, no bairro de Itinga, na Prefeitura-Bairro, oferecendo atendimentos sociais e jurídicos gratuitos e centralizados à população.

A iniciativa buscou eliminar barreiras burocráticas e geográficas que, muitas vezes, afastam os cidadãos dos serviços públicos. No local, foram disponibilizados encaminhamentos para a emissão de documentos essenciais, como Registro Geral (RG), certidão de nascimento e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, a população teve acesso à orientação e à mediação jurídica em demandas familiares e civis. Advogadas do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), vinculado à Procuradoria-Geral do Município (PGM), atenderam questões como pensão alimentícia, guarda de menores, divórcio, direito de posse e cobranças.

Para a subprefeita de Itinga, Cristiane Bitencourt, a força da ação está em sua capacidade de promover inclusão. “Este é um serviço que chega diretamente a quem mais precisa, especialmente às pessoas que encontram dificuldade para se deslocar até os postos centrais, como o SAC [Serviço de Atendimento ao Cidadão]”, destacou.

Ela acrescentou que a prefeitura também disponibilizou estrutura e serviços locais, como atendimento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) para solicitação de carteira de transporte gratuito para o público com direito ao benefício, além de serviços relacionados à emissão do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), entre outros.

A importância da iniciativa também foi ressaltada pela coordenadora local do programa, Jéssica Souza. “Nosso trabalho é baseado na redução de danos e no fortalecimento de vínculos. Articulamos a rede de parceiros, como a gestão municipal, para que as pessoas consigam acessar seus direitos básicos de forma intermediada e humanizada. O programa tem um histórico de 12 anos em Salvador e, há um ano, foi ampliado para Lauro de Freitas, já tendo passado pelos bairros Portão e Área Branca”, explicou.

O impacto positivo da ação foi percebido pelos próprios moradores. Vera Lúcia de Santana, de 39 anos, conseguiu renovar sua identidade e emitir a primeira via do RG do filho Hedrick Kalleb, de apenas seis meses. “Para mim, que tenho três filhos e um deles é autista, isso faz toda a diferença. Não preciso madrugar para pegar fila no centro da cidade, onde as fichas muitas vezes se esgotam rápido. Aqui foi tudo tranquilo, rápido e o atendimento foi excelente”, relatou.

A praticidade e o respeito foram elogiados pela aposentada Maria Francisca Nogueira, de 78 anos. “Fui muito bem recebida. Logo me deram uma ficha e me acomodaram. Para nós, idosos, isso é um grande diferencial. Vim renovar uma identidade que já está rasgada há mais de 15 anos. Morando no Parque Santa Rita, é muito mais fácil vir aqui do que enfrentar a viagem até o centro, ainda mais sendo gratuito”, aprovou.

O “Corra pro Abraço” é uma política pública de redução de riscos e danos voltada a populações em situação de vulnerabilidade. Seu principal objetivo é promover cidadania e garantir direitos por meio de um cuidado integral, aproximando o poder público do cidadão e demonstrando que, muitas vezes, basta um “abraço” de serviços para transformar realidades.