Apoio: Mais de R$ 110 milhões foram investidos para garantir a tranquilidade em todos os eventos na capital, RMS e interior.
Com o maior investimento da história (R$ 110 milhões), o Governo do Estado empregará 37 mil policiais, peritos e bombeiros no Carnaval da Bahia 2026. Os dados da Segurança Pública foram apresentados na manhã desta sexta-feira (6), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
As Forças Policiais e de Bombeiros aturarão nas festas em Salvador e em outras 149 cidades baianas. Além do incremento no efetivo, o Governo também realiza o maior investimento da história em estruturas policiais, viaturas, aeronaves, drones, embarcações e tecnologia.
Na capital baiana, nos três principais circuitos (Dodô, Osmar e Batatinha) e nos Carnavais de bairro, a SSP empregará 22,5 mil profissionais das Polícias Civil, Militar, Bombeiros e Polícia Técnica.
“Com total apoio do governador Jerônimo Rodrigues, aplicaremos força máxima na proteção dos baianos e turistas. Nossos objetivos são garantir a tranquilidade e também as melhores e mais modernas condições de trabalho para os policiais, peritos e bombeiros”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Monitoramento inteligente
Cerca de 5.000 câmeras serão utilizadas em pontos estratégicos ao longo dos circuitos, na capital e no interior do estado, para auxiliar no monitoramento, localização de foragidos da Justiça e contagem de público.
Plataformas de Observação Elevada (POE) e Centros Integrados de Comunicação Móveis estarão também nos circuitos de bairro e do interior, reforçando o patrulhamento.
Sessenta e seis drones, também equipados com câmeras capazes, inclusive, de realizar análise térmica, ampliarão o rastreio das ocorrências.
Em solo, as equipes também estarão equipadas com Terminais de Comunicação Móveis com a tecnologia LTE, que propicia um canal seguro. Por meio do equipamento, as equipes recebem em tempo real informações e imagens.
Estruturas
Para acessar a festa, os foliões passarão por 53 Portais de Abordagem, com revista por detectores de metal para evitar o ingresso de armas de fogo, entre outros itens que possam oferecer risco.
Mais de 1.800 estruturas, incluindo 530 Postos Elevados de Observação, instaladas ao longo dos trajetos, acomodarão as tropas e também serão utilizados para atender baianos e turistas.
E, por falar em monitoramento, a SSP também estará com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) ativo com a participação de 48 órgãos estaduais, municipais e federais e o Centro Integrado de Inteligência da Segurança Pública (CIISP) atuando, de forma integrada, com agentes em campo.
Os foliões também poderão contar com o Disque Denúncia, recepcionando informações 24 horas, com sigilo total garantido, e integrado com as equipes policiais veladas.
Posso te ouvir?
A Ouvidoria Geral da Segurança Pública manterá, nos três circuitos, equipes profissionais para aferir a sensação de segurança do público durante os dias do evento. Os dados serão analisados diariamente e deverão contribuir para o ajuste das equipes.
O canal também estará em constante integração com as Ouvidorias da Polícia Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar.
Público em vulnerabilidade
Dois Postos Integrados de Prevenção à Violência estarão instalados em Ondina e na região da Praça Municipal, realizando o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, além de ações de conscientização e prevenção à criminalidade.
Além da Superintendência de Prevenção à Violência da SSP, o espaço contará com especialistas das Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Promoção da Igualdade Racial e de Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e da Defensoria Pública.






