Os portais de abordagem da Polícia Militar, implantados para reforçar a segurança do Carnaval da Bahia 2026, já funcionam como pontos de entrada para o Furdunço, festa de pré-Carnaval de Salvador, realizada neste sábado (7). A estratégia será ampliada durante os dias oficiais da festa e integra o conjunto de ações do Governo da Bahia para garantir um Carnaval mais seguro para baianos e turistas.
Durante o período carnavalesco, os portais estarão distribuídos nos principais acessos aos circuitos, atuando como pontos de controle preventivo. Nos locais, policiais militares realizam abordagens com revistas pessoais e fiscalização de objetos, impedindo a entrada de materiais que possam colocar em risco a integridade dos foliões, como objetos perfurocortantes, garrafas de vidro e outros itens que representem ameaça à segurança coletiva. Tesouras, lâminas, copos e garrafas de metal também estão entre os materiais proibidos.
De acordo com o coordenador operacional dos portais, major PM Fabiano Edington, os equipamentos são ferramentas importantes para a manutenção da ordem e prevenção de ocorrências durante os eventos. “Os portais são um case de sucesso da Polícia Militar da Bahia, mais um meio de inibir a violência nos circuitos. Espero que os foliões venham na paz, com tranquilidade e amor no coração e só tragam o que for extremamente necessário”, recomendou.
Foliões aprovam medida
Quem participou do Furdunço e passou pelo portal instalado no Morro do Cristo, na Barra, reconheceu a importância da iniciativa para um Carnaval mais organizado e seguro. “A gente entende que é para a nossa segurança. É bom saber que existe esse controle antes de entrar no circuito e uma forma de conter a violência na festa”, afirmou o contador André Emanuel de Jesus, 43, que estava animado para ver a banda Filhos de Jorge.
O servidor público Bruno Manuel Figueiredo Barbosa, 49 anos, ressaltou o atendimento recebido durante a abordagem. “Tenho a mobilidade reduzida e me senti acolhido pelos policiais, que foram extremamente educados, atenciosos e me guiaram até o portal da melhor forma possível. Nota dez!”, disse.
Investimento em segurança
Para o Carnaval 2026, o Governo da Bahia investirá R$ 110 milhões em ações de segurança pública em toda o estado. Somente para a capital, serão destinados R$ 86 milhões.
Ao todo, 36 mil profissionais, entre policiais, peritos e bombeiros, atuarão durante a folia em todo o estado. Em Salvador, o efetivo será de 22,5 mil agentes; na Região Metropolitana, 2,4 mil; e no interior, 11 mil profissionais.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também utilizará 1.892 estruturas fixas e móveis, entre postos de atendimento, plataformas de observação elevada e portais de abordagem. No interior do estado, serão empregadas 682 estruturas operacionais das forças policiais e de bombeiros.






