O Governo da Bahia deu mais um passo no fortalecimento da saúde pública com a inauguração da primeira etapa do ambulatório do Hospital da Mulher, em Salvador, nesta segunda-feira (30). A iniciativa amplia o acesso à assistência especializada e reforça a rede de atendimento voltada às mulheres.
Localizada no Largo de Roma, a unidade passa a contar, nesta fase inicial, com 12 consultórios, além de estrutura completa com brinquedoteca, acolhimento familiar, serviço social, triagem, recepção e área de espera, atendendo casos de baixa e média complexidade.
Pacientes destacaram a importância da ampliação. “É muito importante essa expansão, pois amplia o acesso e cria novas oportunidades de atendimento”, afirmou Alana Oliveira. Já a ex-paciente Tatiana Drummond ressaltou o acolhimento da unidade. “Mais do que o tratamento, fui curada pelo carinho e cuidado que recebi aqui”, disse.
Durante a solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues também autorizou a licitação para implantação de 10 novos leitos de UTI e sete salas cirúrgicas, reforçando a estrutura de alta complexidade do hospital. “Estamos avançando na oferta de equipamentos e ampliando o cuidado com quem mais precisa”, destacou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acompanhou a entrega, enfatizou o volume de investimentos na área. “A Bahia tem se destacado com um dos maiores investimentos em saúde do país, alcançando tanto a capital quanto o interior”, pontuou.
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, destacou o impacto direto da ampliação. Segundo ela, a nova estrutura permitirá mais de 8.400 atendimentos mensais, elevando significativamente a capacidade de assistência.
Para a diretora-geral do hospital, Milena Durães, a entrega representa um avanço na qualidade do serviço. “Estamos oferecendo mais conforto, eficiência e um atendimento ainda mais humanizado às pacientes”, afirmou.
A ampliação consolida o Hospital da Mulher como referência no atendimento especializado, fortalecendo o SUS e garantindo mais acesso e qualidade no cuidado à saúde feminina na Bahia.






