“Julinho”, funcionário exemplar há quase 40 anos na Câmara Municipal de Camaçari
O LFNews entrevistou esta semana um, vamos dizer assim, “ícone” da história política do município de Camaçari. Chegou para trabalhar na política no final da década de 70 através da saudosa ex-vereadora do município, Maria Ligia Almeida de Souza. Ela faleceu ano passado aos 84 anos e foi muito importante na política da cidade, pois foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara de Camaçari no biênio 1983/1985.
A madrinha de “Julinho” exerceu mandato por 25 anos, entre 1963 e 1988, e integrou os partidos União Democrática Nacional (UDN), Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e Partido Democrático Social (PDS). Também ocupou o cargo de 1ª Secretária da Mesa por várias vezes. Nos anos de 1960, 1961 e 1962 foi convocada como suplente, substituindo vereadores titulares. Era esposa do ex-prefeito, Hermógenes Bispo de Souza, e conhecida pela coragem, inteligência e pela participação em lutas que marcaram a história política de Camaçari.
Júlio do Nascimento, ou Julinho, como é popularmente chamado por todos na cidade aprendeu muito no meio político. Nasceu no município e presenciou de perto a história sendo escrita em quase quatro décadas de serviços prestados. Viu muitos prefeitos sendo eleitos, muitos vereadores, muita coisa acontecer em um dos mais ricos municípios baiano.
Foram muitos os fatos nestes “quase” consecutivos e árduos quarenta anos de trabalhos dedicados a dezenas de vereadores de Camaçari.
LFNews – O que achou da última eleição em Camaçari?
Júlio do Nascimento (Julinho) – Muito boa, a maioria foram reeleitos. A expectativa que venham dias melhores, novos projetos, nossa cidade precisa e merece o melhor.
LFNews – Na sua opinião de anos de Câmara, quem poderá ser o próximo Presidente da casa?
Júlio do Nascimento (Julinho) – São tantos nomes e tantos bons vereadores, que sinceramente, espero que o melhor para Camaçari vença, esse é meu maior desejo, amo minha terra.
LFNews – Sabemos que você tem quase quatro décadas de Câmara, algum momento inusitado que relembre?
Júlio do Nascimento (Julinho) – Sim, tem um, até muito triste e tem muitos anos já. O presidente na época, vereador José Elis de Oliveira Rocha já falecido, presidiu a casa. Assim que assumiu, demitiu todos os funcionários e efetivos para fora. Eu era um deles, passamos quase 1 ano sofrendo esta injustiça. Mas, o tempo é senhor da razão, e a Justiça foi feita, o juiz determinou que cada um de nós fossemos ressarcidos e tiveram que nos pagar todos os direitos, foi época triste, mas serviu como grande aprendizado de vida, principalmente na minha profissão.
LFNews – Sonha em um dia ser vereador?
Júlio do Nascimento (Julinho) – Agora não mais, já tive, mas passou. Quero é de alguma forma sempre colaborar com todos os vereadores, pois temos muitos deles que realmente amam nossa Camaçari e querem o melhor para nossa população.
LFNews – O que esperar do próximo Presidente e próximo Prefeito?
Júlio do Nascimento (Julinho) – Bom, esperamos que o próximo presidente do legislativo venha prestar mais atenção às funções dessa casa, afinal de contas estão aqui sendo pagos com dinheiro público, dinheiro do povo e com este dinheiro, não temos jamais que brincar.